Notícias

Santuário Nacional celebra 1ª Romaria Rotas da Devoção

Na Santa Missa das 9h, no Altar Central, também foi celebrado o Jubileu pelos 40 anos da Fazenda da Esperança no Brasil e no mundo

Escrito por Guilherme Gomes

25 FEV 2023 - 11H09 (Atualizada em 27 FEV 2023 - 07H41)

Gustavo Cabral

Leia MaisMedite a Paixão de Cristo na Via-Sacra Dioceses se mobilizam no envio de doações para vítimas das chuvas O Santuário Nacional, neste sábado (25), amanheceu ensolarado e cheio de devotos da Mãe Aparecida para um dia de celebrações.

A Santa Missa das 9h, no Altar Central, foi presidida pelo Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R.

O Missionário Redentorista acolheu os devotos e falou sobre a Missa em celebração à 1ª Romaria das Rotas da Devoção.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Pe. Lucas Emanuel, Prefeito de Igreja do Santuário, foi o presidente da celebração das 9h


É uma alegria receber essa Romaria porque o Santuário tem a marca de acolher bem, e o peregrino vem ao Santuário com o coração cheio de esperança. E os caminhos das Rotas da Devoção não são apenas caminhos físicos. São caminhos espirituais de agradecimento e gratidão a Deus”, disse Pe. Lucas, Prefeito de Igreja do Santuário.

O entorno do Altar Central contou com a participação de devotos que peregrinam pelas Rotas da Devoção, além de organizadores desses caminhos.

São sete caminhos que compõem as Rotas da Devoção, opções seguras para a peregrinação de devotos, a pé ou de bicicleta, até o Santuário Nacional.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
O Pe. Agostinho Frasson foi um dos representantes do Santuário Nacional no surgimento do Caminho da Fé há 20 anos



20 anos atrás representamos o Santuário Nacional no Caminho da Fé, que celebra na data de hoje esse início. E representamos porque realmente é um caminho bem diferente para os romeiros e devotos da Mãe Aparecida”, disse o Pe. Agostinho Frasson, C.Ss.R., um dos responsáveis por acolher os devotos do Caminho da Fé no início do movimento há 20 anos.

A data comemora, em especial, os 20 anos do Caminho da Fé, que tem origem em Águas da Prata (SP). O A12 conversou com exclusividade com o Sr. Almiro, idealizador desse caminho, que é um dos principais trajetos de peregrinação até a Casa da Mãe.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
O Sr. Almiro, junto com um grupo de amigos, foi um dos idealizadores do Caminho da Fé, um dos sete caminhos das Rotas da Devoção


A Romaria começou em Águas da Prata (SP) e terminou aqui. É gostoso saber que todo mundo que faz o Caminho da Fé acaba repetindo a peregrinação. Dificilmente alguém faz uma vez só. Isso é saber que o resultado foi bom. Logicamente, a gente tendo uma participação importante na criação do Caminho da Fé, se sente bem e com o sentimento de dever cumprido”, contou o devoto emocionado.

As Rotas da Devoção têm início nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao fim do trajeto, o CIT (Centro de Informações Turísticas e Religiosas do Santuário) disponibiliza um certificado de conclusão da peregrinação.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Jonatas Veloso é gestor do Núcleo de Memória e Turismo do Santuário Nacional e falou da importância dessa 1ª Romaria das Rotas da Devoção


O Caminho da Fé foi o percursor das Rotas da Devoção. Muito emocionante a gente conseguir partilhar e acolher os peregrinos, que vem a pé ou de bicicleta. Isso é muito gratificante. E é o que a gente faz aqui no Santuário: acolher bem também é evangelizar!”, confidenciou Jonatas Veloso, gestor do Núcleo de Memória e Turismo do Santuário Nacional.

Jubileu dos 40 anos da Fazenda da Esperança

A Santa Missa no Altar Central também celebrou o Jubileu pelos 40 anos da Fazenda da Esperança.

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no Brasil, no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e das drogas. Seu tripé baseia-se na convivência, trabalho e espiritualidade.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Jovens da unidade de Guaratinguetá (SP) da Fazenda da Esperança participaram da celebração



Atualmente,
são mais de 150 comunidades terapêuticas, espalhadas em todo território nacional e em mais 24 países.

Estiveram presentes, além de jovens da Fazenda da unidade de Guaratinguetá, o Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança.

O A12 conversou com ele.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Frei Hans é o fundador da Fazenda da Esperança e esteve com o Papa Francisco durante a última semana



Hoje vamos fazer a abertura do ano jubilar da Fazenda da Esperança aqui no Santuário Nacional. Em setembro, o Papa marcou uma Audiência, no Vaticano, para celebrarmos esse momento. Uma família espiritual como a nossa, que é muito grande, precisa desses momentos para celebrar. Precisamos desse apoio de Deus, da Igreja, da benção de Nossa Senhora. Por isso, estamos hoje aqui no Santuário”, explicou.

Frei Hans também falou sobre o encontro que ele teve com o Papa Francisco, na última sexta-feira (24).

Foi, como sempre, algo extraordinário. É inexplicável o que esse homem provoca em cada um que se aproxima. Essa paternidade, essa misericórdia, essa paixão que ele tem. Quando falei para ele do desastre no Litoral Norte, ele disse 'diga a todos que estou rezando, eu vou dar minha benção'. Ele realmente é um pai. O Papa quer bem a todos vocês!”, disse Frei Hans.

Ao fim da celebração, o fundador da Fazenda da Esperança, ao lado do Sr. Almiro, do Caminho da Fé, rezou a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Um sábado de Sol, Santuário cheio de fiéis e também de muita celebração com as bençãos das Mãe Aparecida!

.:: Confira a Santa Missa na íntegra:

.:: Vídeo: Frei Hans detalha como foi encontro com Papa Francisco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...