Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 01 OUT 2018 - 10H47

Santuário de Aparecida acolhe restos mortais de Dom Aloísio em outubro

Nos dias 4, 5, 6 e 8 de outubro os restos mortais do Arcebispo Emérito de Aparecida ficarão na Capela São José.

Em outubro o 3º Arcebispo de Aparecida, Dom Aloísio Lorscheider terá os seus restos mortais transladados para o Santuário de Aparecida. O translado vai acontecer no dia 4 de outubro, após a missa de envio às 8h30, que será celebrada em Daltro Filho, distrito de Imigrantes (RS), onde atualmente está o túmulo do Cardeal. O Santuário Nacional espera receber os restos mortais de Dom Aloísio ainda no dia 4.

CDM Santuário de Aparecida
CDM Santuário de Aparecida
3º Arcebispo de Aparecida, Dom Aloísio Lorscheider terá os seus restos mortais transladados para o Santuário.

Uma programação especial de acolhida está sendo preparada para o período no Santuário, com celebrações nos dias 5, 6 e 8 de outubro, data do seu aniversário natalício. As celebrações serão conduzidas pelo Cardeal Arcebispo Emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

“Escolhemos o dia 4 de outubro para a cerimônia que marca a transferência, por ele ser um filho de São Francisco e porque nós estaremos no contexto da Festa da Padroeira”, explicou o reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (3).

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros
Diversos órgãos da imprensa participaram da Coletiva no Santuário Nacional nesta quarta-feira, dia 3.

O reitor completou dizendo que a data escolhida recorda a importante contribuição de Dom Aloísio ao formato atual das celebrações da Novena da Padroeira. “Quando Dom Aloísio chegou ao Santuário ele disse que uma Novena é diferente de uma Missa, e que a novena precisa ter uma característica de Novena. Ele se preocupava em deixar o povo se manifestar dentro da sua religiosidade e piedade popular”.

Leia MaisVocê sabe o significado da Capela da Ressurreição no Santuário de Aparecida?Entre os dias 4 e 8 de outubro os restos mortais do Arcebispo Emérito de Aparecida ficarão para visitação dos devotos na Capela São José, em razão da sua grande devoção ao Santo. Após esse período, ele será sepultado na Capela da Ressurreição junto aos Arcebispos de Aparecida Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo e Dom Geraldo de Moraes Penido.

“Eu creio que aqui no Santuário de Aparecida ele vai falar muito mais alto do que lá onde ele está enterrado e aqui muita gente do Nordeste e Fortaleza (CE) poderão visitá-lo”, destacou frei Inácio Dellazari da Ordem dos Frades Menores (OFM).

O frei ressaltou a simplicidade de Dom Aloísio como um dos grandes ensinamentos para os cristãos. “Uma pessoa muito ligada aos pobres e aos pequenos, alguém que tinha um amor pelas pessoas, uma amor de pastor pelos pequenos...ele tinha um espírito humanitário muito forte, muito grande”.

Reveja a Coletiva de Imprensa na íntegra
Participaram da coletiva o bispo de Lorena, Dom Frei João Inácio Müller; o ministro provincial da Província do Rio Grande do Sul, frei Inácio Dellazari, OFM e o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, não pode participar da Coletiva mas fez questão de deixar a sua mensagem de agradecimento e alegria pelo Santuário ser o local do último descanso do religioso.



1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...