Notícias

Conheça a simbologia da arte da porta principal do Santuário de Aparecida

Em 2015, a porta principal do Santuário Nacional era inaugurada

Escrito por Marília Ribeiro

24 ABR 2021 - 06H00 (Atualizada em 25 FEV 2025 - 11H19)

Thiago Leon

A porta principal do Santuário de Aparecida foi inaugurada no dia 13 de dezembro de 2015, por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco. Naquele ano, ela foi chamada de Porta Santa.

A obra do artista sacro Cláudio Pastro está localizada na ala norte. A peça foi feita em bronze e trouxe as representações da Anunciação, do Bom Pastor e da parábola do Filho Pródigo.

Por meio da arte desta Porta, nós desejamos passar o espírito do Bom Pastor, que em mistério no seu desenho, indica sua singela e interna alegria do Pastor no momento de encontro da sua ovelha. Não é uma alegria falsa, mas uma alegria interna, que também é a alegria do cristão”, salientou Claudio Pastro em entrevista à Imprensa do Santuário.

Elementos na parte interna da Porta

arrow_forward Lado esquerdo — representação da Lua, do Filho Pródigo e do Salmo 122

Lua 
É o reflexo de Deus em nós. Quando desesperamos, sem saída, O buscamos, desejamos voltar para Ele, nosso princípio e fim.

Filho Pródigo ou o Pai Misericordioso (Lc 15,11-32)

O filho, após esbanjar os bens paternos e levar uma vida de extravagância, arrependido, deixa esta vida (os porcos) e volta à Casa Paterna. O Pai o acolhe e o abraça com amor e alegria; está sempre pronto a recebê-lo e a devolver-lhe a dignidade de Filho.

A misericórdia de Deus-Pai é incomensurável — O Pai tem numa mão o anel da Reconciliação, da Nova Aliança, com o símbolo-letra hebraica (Sinal) do Senhor e Pai. O Filho receberá esse anel, roupa e sandálias novas como participante dos bens paternos.

Salmo 122

Expressa nossa alegria e felicidade em sermos peregrinos cada vez que voltamos ao centro da nossa fé, o Santuário, imagem da Cidade Santa, Jerusalém, nossa verdadeira morada.

“Alegrei-me quando me disseram: vamos para a casa do Senhor. Nossos pés se detêm às suas portas, Jerusalém.” (Salmo 122)

arrow_forward Lado direito — o Sol, o Bom Pastor e o Salmo 99

Sol
É uma imagem do Divino. O Senhor é o princípio de tudo. É sempre Deus que toma a iniciativa.

Jesus é o Bom Pastor
Logo depois da desobediência, do pecado, é o Senhor quem se volta e busca o homem. “Adão, Adão onde estás?” (Gn 3,9). Jesus (Deus e homem) é o Pastor que busca a ovelha perdida, é o Pastor quem se volta e nos procura lá onde os espinhos nos prendem e sufocam e nos traz para os seus cuidados. “Senhor, volta-te para mim e tende piedade de mim” (Sl 25,16)

Salmo 99
Expressa que somos propriedade do Senhor. Ele cuida de nós e, portanto, nada tememos.

“Sabei que o Senhor é Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, ovelhas do seu rebanho.” (Salmo 99)

Elementos da parte externa da Porta

Representação da Anunciação do Senhor à Virgem Maria (Lc 1,26-38)

Lado esquerdo — o Arcanjo Gabriel, o enviado por Deus à Virgem Maria, oferece-lhe o coração (a Misericórdia do Pai à humanidade = Jesus Cristo) anunciando-lhe que será Mãe do Salvador.

Lado direito — aparece Maria que responde: Fiat (Faça-se). Maria é a mulher vazia de si mesma chamada pelo Arcanjo Gabriel “cheia de graça”. Na realidade, Maria se deixou preencher só pela Palavra de Deus. Céu e Terra geraram Jesus, o Salvador. Assim também passamos a ser chamados Filhos de Deus, cristãos, “outros cristos”.

:: Já tinha observado todos esses detalhes? 
Comente com a gente o que achou!

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...