Notícias

Terço dos Homens: "O homem que reza em casa santifica o seu lar", diz Dom Gil

Na Missa de abertura da 18ª Romaria do Terço dos Homens, bispo destacou a oração como caminho de conversão e missão para os homens junto às suas famílias.

Escrito por Luciana Gianesini

06 FEV 2026 - 20H37 (Atualizada em 06 FEV 2026 - 21H18)

Thiago Leon

A noite desta sexta-feira (6) marcou o início da 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida. Milhares de devotos vindos de vários estados do país lotaram o Altar Central para a Missa de Abertura, reafirmando o compromisso de fé sob o tema: “Com a fé de Maria, rezamos pela família”.

A Eucaristia foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, administrador apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial do movimento junto à CNBB. A celebração contou ainda com a condução do diretor de arte e programação da TV Aparecida, Irmão Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R., e a presença do reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., dos administradores-ecônomos Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R. e Adam Rapala, C.Ss.R., além de diversos missionários redentoristas e diretores espirituais dos grupos do Terço dos Homens que se fizeram presentes neste primeiro dia de romaria.

Thiago Leon Thiago Leon

Uma decisão de fé pela família

Ao iniciar a celebração, Dom Gil convidou os fiéis a proclamarem juntos o lema da romaria: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Para o bispo, o Terço é a ferramenta que concretiza essa decisão no dia a dia.

O grande valor do Terço dos Homens é a santificação das famílias. O homem que reza em casa santifica o seu lar. Muitas famílias são transformadas pelo Terço que se reza, pelo homem que descobriu esta arma poderosa, esta arma espiritual que vence o mal, destacou o bispo em sua homilia.

Em um momento simbólico, Dom Gil pediu que os homens levantassem seus terços e reforçou o costume de portar o sacramental no cotidiano: “Eu tenho ensinado vocês a carregar o Terço no bolso. Não deixe o Terço lá em casa. Qualquer hora que tiver uma folguinha, você pode rezar, lembrou.

O Terço como encontro com Cristo

Refletindo sobre a liturgia, Dom Gil recordou que a oração mariana tem Cristo como centro: 

“O Terço, antes de ser o Terço de Nossa Senhora, é o Terço de Jesus Cristo. Antes de ser mariológico, ele é cristológico”, explicou. Ele usou os exemplos bíblicos do Rei Davi e de João Batista para mostrar que a oração deve levar à conversão e à coragem de viver a verdade.

O bispo também celebrou o crescimento do movimento, que saltou de 600 homens em sua primeira edição para a marca de 100 mil em anos recentes. “Eu tenho a convicção que o Terço dos Homens é uma maneira de Deus olhar especialmente para essa parte do seu povo”, afirmou.


Programação

A 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens segue até domingo (8). Ainda nesta sexta, uma Procissão Luminosa percorre a área externa da Casa da Mãe Aparecida. Neste sábado (7), os devotos participam da Santa Missa Solene, às 7h30, do tradicional Terço Solene às 14h e, às 20h30, do show “Canções de Amor e Fé” na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

Acompanhe a cobertura completa da programação em a12.com/tercodoshomens

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...