Notícias

Título de Padroeira do Brasil será celebrado em Aparecida e no Rio de Janeiro

Escrito por Marília Ribeiro

28 MAI 2021 - 07H00 (Atualizada em 31 MAI 2021 - 08H48)

Thiago Leon

Para celebrar os 90 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, o Santuário de Aparecida e a Arquidiocese do Rio de Janeiro promovem celebrações festivas nos dias 30 e 31 de maio.

No dia 30, a Santa Missa de ação de graças acontece às 18h, no Altar Central, e será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Orani João Tempesta.

Quando a gente fala da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil nos estamos falando do Rio de Janeiro. Porque naquela época o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, por isso a cidade foi escolhida para sediar está festa tão significativa e tão importante para os brasileiros”, explicou o reitor do Santuário de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo.

Há 90 anos a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no Rio Paraíba do Sul em 1717, saiu pela primeira vez da sua cidade e seguiu para o Rio de Janeiro de trem, onde foi recebida por uma multidão de pessoas. Lá percorreu as ruas da então capital federal do Brasil e foi realizada a santa missa da proclamação do título de Padroeira, decretado pelo Papa Pio XI. Clique aqui para saber mais.

Neste ano, uma comitiva de Aparecida segue para o Rio de Janeiro com uma imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida, para relembrar esse momento especial e refazer o trajeto percorrido no dia 31 de maio de 1931. Acompanham a imagem o reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o diretor de produção e superintendente da TV Aparecida, padre Mauro Vilela e o diretor de programação da TV, irmão Alan Patrick Zuccherato.

De uma maneira simbólica a Arquidiocese do Rio de Janeiro nos convida a refazer todo o percurso realizado há 90 anos, desde a chegada da imagem de Nossa Senhora na Central do Brasil, depois a condução da imagem para onde foi a antiga catedral do Rio de Janeiro e às 18h, a Santa Missa Solene”, comentou o reitor.

No Rio de Janeiro, a programação festiva no dia 31 de maio tem início às 15h, com a acolhida da Imagem na Central do Brasil. Padre Arnaldo Rodrigues, Vigário Episcopal para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro detalha, que a diferença deste ano é que a imagem virá com a comitiva de Aparecida de carro, até a Central do Brasil, e depois seguirá de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até o Centro do Rio para uma oração na igreja de Nossa Senhora do Carmo, antiga Catedral da Sé, seguindo depois em carreata para a igreja de São Francisco de Paula, local onde foi realizada a proclamação do título há 90 anos.

Eu creio que esse momento tão importante de Solenidade no Rio de Janeiro recorda a história que é importante para a nação, mas também é um momento de louvarmos e agradecermos por termos como Padroeira essa grande santa. Será uma homenagem a Nossa Senhora, por tudo que Ela faz pela nossa nação e pelo nosso povo com a sua intercessão constante”, expressou padre Arnaldo.

Às 18h, os devotos são convidados a acompanharem pela Rede Aparecida de Comunicação a Santa Missa na Igreja de São Francisco de Paula, presidida pelo Cardeal Dom Orani. A Eucaristia será concelebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, bispos da Arquidiocese do Rio e bispos convidados do Regional Leste I.

Após a Santa Missa, às 19h30, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a cantora Elba Ramalho fazem uma homenagem a Mãe Aparecida, com o ‘Concerto da Padroeira’, apresentando dez canções. A Orquestra, fruto do programa Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), é formada por 38 jovens das comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil é aquela que nós nos consagramos e consagramos o nosso país a sua materna proteção. Todo brasileiro, toda nação recorre sempre a Ela e realizar esse ato solene nada mais é do que recordar toda a história e já irmos nos preparando para o centenário da proclamação que será celebrado daqui dez anos”, pontuou o Vigário Episcopal para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Devido a pandemia de Covid-19, todas as celebrações serão restritas para a participação do povo, que terá a oportunidade de acompanhar todos os detalhes destas festividades na Rede Aparecida de Comunicação e pelos meios de comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Programação festiva

Dia 30

18h - Missa no Altar Central (Transmissão TV Aparecida, TV ao Vivo no A12, Aplicativo Aparecida, YouTube e Facebook do Santuário)

Dia 31

15h - Chegada da Imagem da Padroeira na Capela de Nossa Senhora Aparecida na Central do Brasil, no Rio de Janeiro

16h - Te Deum (oração de louvor a Deus) na Igreja Nossa Senhora do Carmo, antiga Catedral da Sé

17h - Inauguração da exposição de fotos dos 90 anos da proclamação, na Igreja São Francisco de Paula

18h - Missa em ação de graças na Igreja São Francisco de Paula

19h30 - Apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a cantora Elba Ramalho, na Igreja São Francisco de Paula

add_circle A programação das 15h às 17h, pode ser acompanhada pelos meios de comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a partir das 18h, a Rede Aparecida transmite a Santa Missa e a apresentação da orquestra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...