Construção

Década de 1950: o início de uma Casa para todos os brasileiros

Escrito por Família dos Devotos

30 OUT 2025 - 15H39 (Atualizada em 31 OUT 2025 - 16H56)

Acervo CDM - Santuário Nacional

O ano de 1955 marcou o início de um dos maiores símbolos de fé e devoção do povo brasileiro: a construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A nova Casa da Mãe surgiu do coração e do amor de milhões de devotos que viam crescer, dia após dia, o desejo de um espaço maior e mais acolhedor para receber todos aqueles que buscavam o amparo de Nossa Senhora.

Acervo CDM - Santuário Nacional Acervo CDM - Santuário Nacional Romarias visitando a nova Basílica


Até então, o templo que abrigava a imagem de Nossa Senhora Aparecida (atualmente Basílica Histórica), no centro da cidade, já não comportava o número crescente de peregrinos que chegavam a Aparecida. E foi assim que, com a bênção de Nossa Senhora, o trabalho incansável de Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta (arcebispo de São Paulo), dos Missionários Redentoristas e o apoio dos devotos, nasceu o projeto da nova Basílica, desenhada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto.

Acervo CDM - Santuário Nacional Acervo CDM - Santuário Nacional Início da concretagem da obra do Santuário Nacional


No dia 11 de novembro de 1955, por volta das 10 horas teve início a concretagem das sapatas das colunas da Nave Norte. Mais do que o início de uma obra, aquele gesto marcou o começo de uma missão sustentada pela fé e pela generosidade do povo brasileiro. Desde o primeiro tijolo, a construção foi possível graças ao apoio e às doações dos devotos, que se uniram para erguer a Casa da Mãe.

Acervo CDM - Santuário Nacional Acervo CDM - Santuário Nacional Canteiro de obras do Santuário Nacional


A partir de 21 de junho de 1959, o atendimento aos romeiros passou a ser realizado no Santuário Nacional. Inicialmente, o espaço era usado apenas aos domingos, porque, à época, somente uma das quatro alas do Santuário estava parcialmente construída. Mesmo assim, o espaço já era maior do que o oferecido na Basílica Histórica, comportando com mais comodidade o número de devotos que, cada vez mais, visitava a Padroeira do Brasil.

Os primeiros anos foram marcados por desafios, mas também por conquistas. Cada contribuição, cada oração e cada esforço representavam uma oferta de amor à Padroeira do Brasil. Foi o primeiro passo de uma jornada que transformou Aparecida em um lugar de encontro, oração e acolhida para milhões de devotos de todo o país. Uma história que continua viva até hoje.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Construção

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...