Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Santuário Nacional

Fiéis participam da missa do 2º Domingo do Advento no Santuário

Escrito por Rafael Gurgel

07 DEZ 2025 - 11H17 (Atualizada em 07 DEZ 2025 - 14H20)

Giovana Marques

Romeiros de todo o Brasil se reuniram para celebrar o 2º domingo do Advento no Santuário Nacional de Aparecida. A Liturgia do dia 7 de dezembro foi marcada por apelos à esperança e à conversão, sendo presidida, às 8h, pelo missionário redentorista padre Fábio Evaristo, C.Ss.R.

Durante a missa, o padre ressaltou que o Advento é um tempo de esperança, conversão e transformação interior, e o segundo domingo é importante para preparar o acolhimento verdadeiro de Jesus no Natal. O celebrante destacou três atitudes essenciais para viver esse tempo santo: reacender a esperança, construir a paz na unidade e produzir frutos de conversão.

Inspirado pela primeira leitura, recordou o profeta Isaías ao afirmar que, assim como da cepa seca brota uma flor, Deus faz nascer vida onde tudo parece perdido.

“Essa é uma imagem muito bonita da esperança, do tronco seco que todos acreditavam estar morto. Dali nasce a esperança. E a partir disto, essa é a promessa, essa é a esperança que Isaías anuncia, disse o padre durante a homilia.

Na reflexão sobre a segunda leitura, recordou que a Palavra reacende a esperança e ensina a acolher o diferente, pois não existe Natal autêntico sem acolhida e harmonia.

“Não existe Natal sem acolher o outro. Nós não vamos celebrar o verdadeiro Natal se não acolhermos o nosso irmão. Por isso que a leitura dizia acolhei-vos mutuamente na concórdia, na harmonia”, afirmou o padre.

Foi nesse instante que o sacerdote fez a ponte entre as leituras e a vida cotidiana: “É assim que Deus quer. É o sonho de Deus para nós: que vivamos sempre amando e respeitando uns aos outros.”

O padre também trouxe reflexões sobre os ensinamentos do evangelho (Mt 3,1-12) que cita João Batista e o chamado à conversão verdadeira, aquela que não fica apenas nas palavras, mas se comprova em frutos concretos e na mudança real que a vinda de Cristo provoca em nós.

É necessário transformar a nossa vida para que ela revele a concretização deste Reino, afirmou o sacerdote.

O celebrante concluiu a reflexão pedindo a graça de viver essas três atitudes e confiando à Mãe da Esperança nossa preparação para receber Jesus, que vem para conduzir à vida plena.

Também estiveram presentes na celebração os concelebrantes:

  • Pe. Wesley Pires dos Santos – Paróquia Cristo Rei, Ouro Preto (MG).
  • Pe. João Ferreira da Silva – Paróquia São José Operário, Ouro Branco, Arquidiocese de Mariana (MG).
  • Diác. Fábio Márcio de Freitas – diácono permanente da Paróquia Cristo Rei, Ouro Preto, Diocese de Mariana (MG).
  • Pe. Adailton Carlos da Silva Ribeiro – Arquidiocese de Uberaba (MG), Paróquia São José Operário.
  • Pe. Pedro Nicolau Schneider – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pabirama, Diocese de Montenegro (RS).

    Leia mais sobre o 2º Domingo do Advento: Oração da Perseverança

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...