
Quinze líderes religiosos se reúnem hoje (16) na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, para uma reunião que faz parte do diálogo já em andamento há vários anos, previsto no artigo 17 do Tratado de Lisboa, entre órgãos da UE e igrejas, religiões e organizações filosóficas e não confessionais.
O convidado de honra será o vice-presidente da Comissão, Frans Timmermans. Também está prevista a participação de Antonio Tajani, vice-presidente do Parlamento Europeu. Os representantes das diversas religiões debaterão o tema "Viver juntos e aceitar as diferenças".
Da Igreja católica, participarão o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e presidente da Comece, e Maria Voce, presidente do movimento dos Focolares. Outros participantes são o reverendo Christopher Hill, presidente do CEC, o metropolita Emmanuel, do patriarcado ecumênico de Constantinopla, o arcebispo Antje Jackelén, primaz da Igreja luterana da Suécia, o rabino-chefe da Bélgica, Albert Guigui, e o imã Khalid Hajji, secretário geral do Conseil Européen des Ouléma Marocains.
Os resultados da reunião contribuirão para a preparação da primeira Conferência Anual sobre Direitos Fundamentais da União Europeia, a ser realizada em Bruxelas no dias 1 e 2 de outubro, com o tema "Tolerância e respeito: prevenir e combater o ódio antissemita e antimuçulmano na Europa".O desenvolvimento do espírito comunitário através do diálogo é um dos objetivos da Comissão, que, no programa "Europa para os Cidadãos" 2014-2020, concedeu 185,5 milhões de euros para co-financiar projetos de sensibilização sobre valores como a tolerância e o respeito mútuo, bem como para melhorar a compreensão intercultural e inter-religiosa entre os cidadãos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.