Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias

Ir. Victoriano: história de vida e vocação

Nos dias atuais, muitos dos jovens que aspiram a vida redentorista sempre buscam encontrar, através do exemplo e testemunho de vida dos confrades que um dia passaram por esta terra, pontos de referência para seu chamado vocacional. Neste artigo iremos refletir um pouco sobre o testemunho e exemplo de vida de um dos Beatos Mártires Redentoristas Espanhóis, o Ir. Victoriano.

Congregação Redentorista
Congregação Redentorista

Esse nosso Irmão abriu os olhos para o mundo no dia 23 de dezembro do ano de 1896, em Horche, pequeno município localizado na Espanha. Foi batizado com o nome de Victor, porém após a sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, ganhou o nome de Ir. Victoriano.

Em sua infância, recebeu, principalmente de sua mãe, uma criação bastante piedosa e oracional, e sempre cultivou grande gosto e apreço pela leitura. Sentiu-se chamado à vocação para a Vida Religiosa Consagrada após ler a Regra de São Bento. No entanto, após ficar órfão de mãe e sem ter orientações, deixa um pouco de lado sua vocação.

Após um tempo, houve em seu povoado uma missão pregada pelos Redentoristas. A partir daí, Victor resgata toda a sua piedade e paixão pela Vida Religiosa. Procurava sempre estar em contato com Deus através da oração, até mesmo enquanto realizava seus momentos de trabalhos manuais no cultivo da terra.

Victor serviu à sua pátria, alistando-se no serviço militar. Após ter cumprido seu dever militar, expressa a seu pai o desejo de ser Religioso, mas não consegue o consentimento paterno. Tinha uma grande amizade com seu pároco, que como forma de ajudá-lo em sua vocação, pede seu ingresso na Congregação Redentorista. Victor então deixa sua casa sem avisar ninguém. Deixou somente uma carta explicando o motivo de sua brusca partida em vista de sua vocação. Ingressou na Congregação Redentorista em abril de 1919, quando foi aceito como postulante.

Como religioso, serviu a Congregação exercendo diversos ofícios, trabalhava no cultivo de plantas, foi também sacristão e porteiro. Tinha grande habilidade em todos os trabalhos que realizava e estava sempre disposto a servir no que precisassem.

:: Santo Afonso e a opção pelos pobres

Após passar por diversas comunidades, em 1925, foi enviado para a comunidade de Cuenca. As pessoas que o conheciam, relatavam que era um homem silencioso, bastante reservado, porém bastante afetuoso com todos. Era um religioso que transpirava serenidade e mansidão.

Em 1936, teve início a guerra civil espanhola. O seminário foi invadido no dia 10 de agosto daquele ano. Junto de seu outro confrade, Pe. Xavier Gorosterratzu, o Ir. Victoriano foi levado para o local onde viria a ser executado.

Nosso Irmão chegou à glória celeste no dia 11 de agosto. Foi conduzido ao cemitério de Cuenca. Estando com as mãos amarradas, o Ir. Victoriano, permanecendo em silêncio, entregou a sua vida ao Redentor, sem negar em momento algum a sua fé e sua condição de Religioso, fato esse que o levou à morte.

Seus restos mortais, juntamente com o de seus confrades também martirizados, foram levados para Madri, onde até hoje podem ser encontrados para veneração.

Congregação Redentorista
Congregação Redentorista
Mártires Redentoristas Espanhóis

A história desse Irmão nos faz refletir sobre sua santidade, mansidão e íntimo contato com Deus, sobretudo sobre sua coragem e testemunho ao estar disposto a servir a Deus, entregando a própria vida para defender a sua fé. Que exemplo desse Irmão!

Deus continue sempre enviando jovens que estejam dispostos a doar cada vez mais suas vidas pela causa do Evangelho e do Reino dos céus. Que o Beato Ir. Victoriano interceda sempre a Deus por todos nós!

Orlando Augusto
seminarista redentorista
Seminário São Geraldo Magela - Sorocaba (SP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...