Por Liliani Benjamin Em Notícias Atualizada em 02 OUT 2019 - 13H54

38 anos do atentado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

 montagem_restauracao_1

Fotos: Maria Helena Chartuni / Montagem: Liliani Benjamin
Fotos: Maria Helena Chartuni / Montagem: Liliani Benjamin

montagem_restauracao_1No dia de hoje, 16 de Maio, completa-se 38 anos que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu o atentado que a fragmentou em mais de 200 pedaços, ocorrido durante a última Santa Missa da atual Basílica Velha. A imagem ficava no altar principal da igreja, sob a proteção de um vidro que foi quebrado por um jovem de 19 anos na época, que a tomou em seu poder.

Devido à sua importância para a igreja católica e para os fiéis da Padroeira do Brasil, a imagem foi levada em segredo para que fosse realizada sua restauração no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na cidade de São Paulo e entregue ao professor Pietro Maria Bardi, que confiou a restauração a artista plástica Maria Helena Chartuni.             

Depois de 33 dias de trabalhos ininterruptos, Chartuni declara concluída a restauração e a imagem retorna a Aparecida em um carro do Corpo de Bombeiros. Segundo a artista, que esteve no carro dos Bombeiros,  era "um corredor humano que foi da Avenida Paulista até Aparecida, de um lado e do outro". "Os caminhoneiros vinham do Rio de Janeiro e, quando viam a imagem, se ajoelhavam em cima das cargas e rezavam...". Com tudo isso, a artista assegura que a restauração da imagem também restaurou a sua vida.Maria Helena Chartuni - Foto Tatiana Bettoni A12

Até hoje, Maria Helena Chartuni visita Aparecida para fazer um trabalho de manutenção na imagem antes da Festa da Padroeira do Brasil.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Liliani Benjamin, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...