Por Polyana Gonzaga Em Notícias Atualizada em 17 ABR 2020 - 08H54

Basílica Velha guarda memória e história da Padroeira do Brasil

Basílica Velha: marco histórico, religioso e arquitetônico da cidade de Aparecida.

A primeira Basílica de Nossa Senhora Aparecida abrigou por muitos anos a imagem de Nossa Senhora Aparecida e ainda nos dias atuais acolhe multidões de fiéis.

Thiago Leon
Thiago Leon


:: Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida

Construída no Morro dos Coqueiros, atual colina onde está localizado o centro da cidade de Aparecida (SP), a Basílica Velha foi inaugurada em 24 de junho de 1888.

De estilo barroco, foi tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico em 18 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

Além de retratar a fé do povo, na Basílica Velha está vinculada a história cultural e religiosa de um país, abrigando um acervo de obras históricas e artísticas.

Com obras iniciadas em 1845 e concluídas em 1888, a igreja recebeu do Vaticano, em 1908, o título de Basílica de Aparecida

Restauração

Em 2004 foi iniciada a restauração que devolveu as características originais da igreja que haviam se perdido após intervenções ao longo dos anos. A realização contou com a coordenação da restauradora Cláudia Rangel que, com sua equipe, trabalhou na recuperação de detalhes internos e externos da igreja. O trabalho minucioso, que durou 11 anos, foi concluído em 2015 e a igreja história foi reinaugurada.

Atualmente temos duas igrejas, dois santuários, duas Basílicas dedicadas a Mãe Aparecida. As duas são importantes e carregam consigo grande história. Em especial, a Basílica Velha, onde muitos milhões já rezaram, outros milhões irão para rezar.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...