Por Academia Marial Em Notícias

Há dois dias do Círio de Nazaré 2014

 

cirio_de_nazare

Já na reta final dos preparativos para a maior procissão católica do mundo, realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos. O Círio de Nazaré é uma das mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. As comemorações da 222ª edição do Círio de Nazaré iniciaram nesta terça-feira, dia 7 de outubro, na solenidade realizada na Basílica Santuário de Nazaré e Casa de Plácido. 

Com o tema ‘Ensina teu Povo a Rezar’, inspirado em uma canção do sacerdote e compositor padre Zezinho, SCJ, são esperados milhões de romeiros nas ruas de Belém, capital do estado.No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

 

cartaz_do_cirio_2014_740x1024_216x300

O Cartaz traz como inspiração as manifestações espontâneas de fé do povo paraense. Por isso, os dois principais elementos do cartaz são a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à frente de um oratório, objeto de grande expressão popular.

A mensagem que a peça transmite é que Maria entrará na casa de cada paraense e devoto, com sua corte de anjos, dentro de um oratório, para que nos ensina a rezar e seguir os ensinamentos de seu filho e nosso Senhor Jesus Cristo.

Outros elementos tradicionais são os anjos e as fitas. Os anjos, sempre acompanharam as representações artísticas e populares marianas ao longo dos séculos como anunciadores da chegada de Maria, mãe de Jesus. As fitas são ligadas diretamente ao caráter popular da festa.

Romarias do Círio 2014 têm início hoje

Um dos momentos mais aguardados por milhares de fiéis católicos do Pará e do Brasil ocorre, hoje (10), com o início das procissões oficiais do Círio de Nazaré 2014. A primeira delas, o Traslado Ananindeua/ Marituba tem saída prevista a partir das 7h30, após missa celebrada na Basílica Santuário de Nazaré por Dom Irineu Roman, Arcebispo Auxiliar de Belém. Estima-se que o encerramento da procissão seja por volta das 20h.

Na chegada do Traslado à Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, será celebrada a missa que dá abertura à noite de vigília até a missa preparatória para a Romaria Rodoviária, que sai na manhã deste sábado, 11, rumo a Icoaraci.

Veja programação completa de toda festividade aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...