Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Igreja Católica Ucraniana recebe Imagem Jubilar no Santuário de Aparecida

A Igreja Católica Ucraniana sob o nome de Metropolia Católica Ucraniana São João Batista recebeu na manhã desta quinta-feira (20), na missa das 9h, no Altar Central, a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida. Com cerca de 500 mil fiéis no país, a Metropolia (ou Arquidiocese) é uma parte da Igreja Católica Ucraniana de Rito Bizantino que está ligada à Santa Sé e ao Papa Francisco.

Presidiu a celebração, o prefeito de Igreja do Santuário, padre Eduardo Ribeiro, C.Ss.R., que entregou a Imagem da Padroeira do Brasil ao Arcebispo Metropolita, Dom Volodêmer Koubetch, OSBM.

“Hoje celebramos o envio da Imagem de Nossa Senhora Aparecida que vai em peregrinação para a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista; a arquidiocese ucraniana no Brasil”, disse padre Eduardo no início da celebração. 

Além do Arcebispo Metropolita, também estiveram presentes na Missa outros membros da arquidiocese ucraniana e sacerdotes de diversas romarias presentes no Santuário neste dia. 

Em entrevista ao A12.com, o Arcebispo Metropolita explicou o que motivou a participação da Igreja Católica Ucraniana na celebração dos 300 anos

“É muito importante a Metropolia fazer parte dessas celebrações porque a nossa arquidiocese faz parte da CNBB, e todas as celebrações desse organismo nós participamos, inclusive assembleias. Então, para nós é importante estarmos ligados aos grandes eventos promovidos pela CNBB, e claro, com todo esse belíssimo trabalho realizado com muita competência pelo Santuário Nacional de Aparecida”, disse Dom Volodêmer Koubetch ao A12.com. 

O Arcebispo partilhou ainda a devoção do povo ucraniano a Nossa Senhora Aparecida, e particularmente, de sua mãe. 

 

"...para nós é importante estarmos ligados aos grandes eventos promovidos pela CNBB, e claro, com todo esse belíssimo trabalho realizado com muita competência pelo Santuário Nacional de Aparecida”, disse Dom Volodêmer Koubetch. 

“O povo ucraniano é muito devoto de Nossa Senhora, em geral. Minha mãe era uma super devota de Nossa Senhora Aparecida, ouvia a Rádio Aparecida diariamente, e fazia questão de ficar em sintonia com os principais programas”, contou. 

A Imagem Jubilar de Aparecida vai peregrinar nas paróquias da arquidiocese ucraniana durante um mês, e o encerramento será no dia 20 de novembro, junto à celebração final do Ano Santo da Misericórdia e numa ocasião especial para todos os membros da Igreja Católica Ucraniana. 

“A peregrinação já começa amanhã na paróquia localizada no Pinheirinho, em Curitiba, e encerra nos dias 19 e 20 na paróquia de Antonio Linto. No dia 20, nós estaremos criando o nosso Santuário Nossa Senhora dos Corais. Na ocasião as duas imagens irão se encontrar, vai ser o auge da peregrinação na Metropolia”, afirmou o Arcebispo. 

As Igrejas Católicas Orientais, entre elas a Igreja Católica Ucraniana tem como costume a veneração dos ícones. Dom Volodêmer destacou que no Brasil, os ucranianos acrescentaram a veneração das imagens em suas comunidades. 

“O fato de decidir vir e receber essa imagem e fazer essa peregrinação durante um mês em nossa Metropolia é para dar destaque a essa devoção, porque o nosso povo é muito devoto, inclusive nas nossas igrejas, nós que pelo Rito devemos ter mais os ícones, mas em muitas e muitas igrejas a gente vê lá a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Então, a gente respeita essa devoção do povo que é bonita, que é importante”, finalizou Dom Volodêmer. 

A Igreja Católica Ucraniana está presente no Brasil desde 1895, quando o primeiro grupo de imigrantes ucranianos, vindos majoritariamente da Ucrânia ocidental, desembarcou no país. A Metropolia São João Batista possui atualmente 96 comunidades e está presente em 18 estados brasileiros. Ligada a essa Arquidiocese existe ainda a Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, com sede em Prudentópolis (PR), que possui 127 comunidades e marca presença em nove estados.

Saiba mais sobre esta Igreja oriental no endereço: metropolia.org.br. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...