Notícias

A representação da Virgem Negra como símbolo nacional

Escrito por Marília Ribeiro

17 NOV 2017 - 14H00 (Atualizada em 23 NOV 2020 - 08H46)

Beatriz Nery


A história da devoção à Nossa Senhora Aparecida sempre foi permeada por muitos períodos conturbados na história do Brasil, onde o apelo do povo era por paz, liberdade e união.

A Mãe Negra, a partir do título de Padroeira do Brasil, motivou a unidade do povo brasileiro como sinal de força e coragem para os mais necessitados e discriminados.

Nossa Senhora Aparecida sempre teve grande representação no Brasil em ocasiões como na conciliação política nacional, na libertação dos escravos, na revolução de 1932, na ação da Igreja, entre tantos outros momentos.

No dia da Consciência Negra, celebrado neste dia 20 de novembro, olhar para a imagem de Aparecida é recordar a Mãe Acolhedora e atenta, que vai ao encontro daqueles que precisam, sem nenhuma distinção.

Foi a partir de um povo simples, pelas mãos dos três pescadores, que a devoção teve início e, nos dias de hoje, o Santuário Nacional reforça o compromisso da Mensagem de Aparecida para a construção de um mundo mais justo.

Romaria das Comunidades Negras em Aparecida

Leia MaisRomaria das Comunidades Negras em oração no Santuário neste fim de semanaUm exemplo disso é a presença da tradicional Romaria das Comunidades Negras, que acontece anualmente no início de novembro, com a realização de uma missa afro. Neste ano de 2020, a Romaria foi diferente, em razão da pandemia.  As pessoas foram incentivadas a acompanharem a celebração de suas casas.

Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana (BA) e bispo referencial da Pastoral Afro-Brasileira da CNBB ressaltou a importância dessa presença na Casa da Mãe. “Nós nos reunimos aqui no Santuário da Mãe que cuide do nosso povo, que defenda a vida da nossa gente e mais uma vez dizer ‘As vidas importam negras importam para a Igreja’, e a Igreja é chamada a cuidar, a zelar, a proteger".

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...