Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Dom Orlando convida ao “faça-se” no 4º Domingo do Advento

Escrito por Letícia Dias

21 DEZ 2025 - 08H51 (Atualizada em 21 DEZ 2025 - 10H48)

YouTube Santuário Nacional

Neste dia 21 de dezembro, os devotos da Mãe Aparecida se reuniram no Santuário Nacional para celebrar o 4º Domingo do Advento, último domingo antes do Natal do Senhor.

A Santa Missa foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e animada pelo missionário redentorista Pe. Reinaldo Beijamim, C.Ss.R. A celebração contou ainda com a presença da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – núcleo de Aparecida (SP).

Na homilia, Dom Orlando recordou que o tempo do Advento convida os fiéis a prepararem o coração para acolher o mistério da Encarnação. “O nosso coração é um presépio, cheio de luz, cheio de fé, com Maria, com José. Nós somos o seu presépio”, afirmou o arcebispo, ao saudar também aqueles que acompanhavam a celebração pelos meios de comunicação.

Ao refletir sobre as leituras do dia, Dom Orlando destacou três personagens centrais do Advento: Maria, o Espírito Santo e São José. Sobre Nossa Senhora, o arcebispo ressaltou sua obediência e disponibilidade total à vontade de Deus, expressas no “faça-se”.

Nossa Senhora, Maria, disse: 'faça-se em mim'. E também deixou um recado último da sua vida: 'fazei tudo o que Ele vos disser'. Quem faz a minha Palavra e a pratica está na escola de Maria, diz a nossa Mãe Igreja. Pois é, é hora do nosso sim, é hora do nosso faça-se. É hora então de colocar mais em prática a Palavra”, destacou Dom Orlando.

O arcebispo explicou que a Palavra que se fez carne alcança sua plenitude quando é acolhida na vida concreta das pessoas. “Esse será o grande sucesso da Palavra que se fez carne... que a minha carne e a sua carne acolham a Palavra e nós sejamos a nova encarnação da Palavra de Deus”, afirmou.

A ação do Espírito Santo

Dom Orlando também chamou a atenção para a ação do Espírito Santo, essencial para viver o verdadeiro sentido do Natal. Ele recordou que foi pela ação do Espírito que Maria concebeu Jesus e que o Espírito Santo acompanha toda a vida do Senhor.

“Um advento sem o Espírito Santo, a gente trai o Espírito do Natal. É o Espírito Santo que salva o Espírito do Natal”, afirmou o arcebispo, alertando para celebrações natalinas esvaziadas de fé, marcadas por interesses distantes do Evangelho.

São José pronunciou seu 'faça-se'

O Evangelho do 4º Domingo do Advento apresentou São José como grande protagonista. Dom Orlando recordou a justiça, o silêncio e a obediência do pai terreno de Jesus diante do mistério vivido com Maria. Ele explicou que José, ao perceber a gravidez de Maria, não quis acusá-la nem a expôs ao julgamento da época.

Segundo o arcebispo, a atitude de São José revela a grandeza de quem confia em Deus. “São José, ao acordar do sonho, fez. Fez”, afirmou, ressaltando que também ele pronunciou seu “faça-se” ao acolher a missão confiada pelo Senhor.

Dom Orlando recordou ainda o papel fundamental de São José na vida de Jesus, ao garantir proteção, dignidade e cidadania ao Menino. “São José ensinou a Jesus uma profissão… a dignidade do trabalho”, destacou, ao recordar que José e Maria ofereceram a Jesus um ambiente familiar, educação humana e segurança para viver.

Na parte final da homilia, o arcebispo aprofundou o mistério da Encarnação, ao ressaltar que Jesus assumiu plenamente a condição humana. Ele recordou que Cristo “trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana e amou com coração humano”.

Para Dom Orlando, celebrar o Natal é assumir o compromisso de tornar o mundo mais humano. “Esse mundo é desumano demais… nós precisamos humanizar a humanidade.”

Ao concluir, Dom Orlando confiou à intercessão de Maria e São José o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor, convidando todos os fiéis a viverem este tempo com fé, obediência à Palavra e disponibilidade para dizer, com a vida, o próprio “faça-se”.

add Reflexão Semanal: José, homem justo que confiou em Deus

Veja a Santa Missa na íntegra:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...