São José - Basílica Velha de Aparecida (Thiago Leon)
Artigos

José, Pai Trabalhador

Escrito por Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

25 AGO 2021 - 10H44 (Atualizada em 25 AGO 2021 - 11H10)

Renata Sedmakova/ Shutterstock
Renata Sedmakova/ Shutterstock

Em sua reflexão, na comemoração dos 150 anos da proclamação de S. José, como patrono da Igreja, pelo Papa Pio IX, o Papa Francisco se volta para algo importante: José, pai trabalhador, o carpinteiro. É fundamental para a devoção a S. José, não o tirar de sua realidade. As imagens e pinturas de nosso santo trazem a lembrança de seu trabalho. Às vezes com Jesus, o menor aprendiz. O trabalho de José servirá para identificar Jesus como “o Filho do carpinteiro” (Mt 13,55). Notemos também que esse trabalho não esgotava a atividade de José. A família tinha que tirar o alimento também na plantação de sobrevivência. Sabemos disso pelo tanto que Jesus cita a vida do campo, das plantas, das famílias na realidade em que viveram, que era a vida de todos os poucos habitantes de animais, das sementes... Ali estão os três em função. Quando voltaremos a pensar a sagrada Nazaré em sua normalidade? O Papa leva José a seu mundo. Nesse ponto relembra a encíclica de Leão XIII (15.05.91) na qual trata da questão dos operários no início da industrialização: “São José era um carpinteiro que trabalhou honestamente para garantir o sustento da sua família. Com ele, Jesus aprendeu o valor, a dignidade e a alegria do que significa comer o pão, fruto do próprio trabalho”. O trabalho foi a escola de Jesus. Não ser educado no trabalho é uma escola deficiente, penso eu. Como no tempo do Papa Leão XIII, nosso tempo que carece de uma reflexão sobre a dignidade do trabalho e do trabalhador. Não basta uma devoção para justificar o amor a esse patriarca. É necessário refletir como ele viveu, para vivermos melhor.

No mundo atual

Leia MaisOração à Nossa Senhora do TrabalhoO Papa lembra que, em nosso tempo, o trabalho é uma questão urgente pelo desemprego que vivemos. “É necessário tomar renovada consciência do trabalho que dignifica, e do qual José é o patrono”. “Esta nos leva a redescobrir a união do trabalho com a obra da salvação, oportunidade para apressar a vinda do Reino, desenvolver as próprias potencialidades e qualidades, colocando-as a serviço da sociedade e da comunhão”. A seguir mostra o bem que faz o trabalho à família, e o mal que ocorre quando não há trabalho. O sustento sustenta a dignidade. O trabalho tem também uma dimensão espiritual: “A pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se, em certa medida, criadora do mundo que a rodeia”. E continua dizendo que no momento atual, com todos os problemas que vivemos e viveremos, há uma necessidade de “redescobrir o valor, a importância e a necessidade do trabalho para dar origem a uma nova «normalidade», em que ninguém seja excluído”. Os planos de Deus são claros.

Deus trabalhou

Relembra o Papa: “O trabalho de São José lembra-nos que o próprio Deus, feito homem, não desdenhou o trabalho”. Jesus afirma: “Meu Pai trabalha sempre. Eu também trabalho” (Jo 5,17). E comenta: “A perda de trabalho que afeta tantos irmãos e irmãs, tem aumentado nos últimos meses devido à pandemia de Covid-19. Isso deve ser um apelo a revermos as nossas prioridades. Peçamos a São José Operário que encontremos vias nas quais possamos nos comprometer, até se dizer: nenhum jovem, nenhuma pessoa, nenhuma família sem trabalho”. O lucro não é a primeira meta num mundo justo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R., em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.