Catequese

Um minuto com Maria, Virgem Gloriosa

Escrito por Academia Marial

10 NOV 2014 - 16H16 (Atualizada em 22 MAI 2023 - 12H04)

Shutterstock

A história confirma que os católicos veneram Maria, sem nada inventar

A oração mais antiga dirigida diretamente à Virgem Maria, Sub tuum praesidium, foi encontrada perto de Alexandria, em um fragmento de papiro egípcio, copta, que, segundo muitos estudiosos data do século III d.C. Leia MaisCinco virtudes inspiradoras de Maria para viver a vocaçãoMagnificat - Maria, Mãe da misericórdiaMaio com Maria: aprofunde o conhecimento sobre Nossa Senhora

Esta oração precede por vários séculos, a Ave Maria na prática dos cristãos.

A oração, escrita em grego, é um pedido de intercessão, um apelo urgente à Virgem Mariavindo de uma comunidade cristã em um momento de grande perigo:

“À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.

(...) A história confirma que os Católicos, venerando Maria e procurando imitá-la, não inventam nada, mas continuam a fazer o que os Cristãos sempre fizeram.

Os Padres levantaram-se repentinamente de suas cadeiras e aplaudiram de pé

Maria é a verdadeira Arca da Aliança, o verdadeiro Templo onde Deus se encarnou. É neste contexto que a devoção mariana toma o seu lugar. À este respeito, o Papa Bento XVI referiu-se ao Concílio Vaticano II:

“Minha memória mantém a lembrança indelével do momento em que, ouvindo estas palavras, nós declaramos a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. Os Padres, espontaneamente se ergueram de seus assentos num élan único e aplaudiram, de pé, prestando homenagem à Mãe de Deus, que é nossa Mãe e Mãe da Igreja.”

Ao homenagear Maria, a Igreja não inventa algo “à parte" da Escritura. Ela cumpre a profecia feita por Maria, quando visitou sua prima Isabel: “Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada".

Tornando-se Papa, em 2005, Bento XVI jamais deixou de promover esta 
devoção, por meio do Santo Rosário e da visita aos santuários marianos.

Fonte: Aleteia / eglise. catholique. fr

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...