Por Academia Marial Em Catequese Atualizada em 11 FEV 2019 - 08H55

Vamos, pois, rezar o terço!

Matheus Andrade
Matheus Andrade
Uma procissão saindo do Santuário levou os homens do Terço a percorrerem as ruas de Aparecida. rumo ao Porto Itaguaçú, local do encontro da Imagem da Mãe Aparecida.



Na Divina Comédia, Dante Alighieri, reportando-se a nossa Senhora, escreveu este lindo verso: “Donna, se’ tanto grande e tanto vali, che qual vuol grazia e a te non ricorre, sua disïanza vuol volar sanz’ ali.” (Paraíso, canto XXXIII, 12). Em português, numa tradução livre:“Mulher, és tão grande e tanto vales, que quem não recorre a ti por uma graça, quer voar sem asas.” A obra máxima da literatura italiana expressa a verdade de fé de que, para chegarmos a Jesus, é bastante útil a intervenção da mãe Dele, Maria Santíssima. Ou seja, as graças, que só Deus nos concede, vêm-nos quase sempre por intermédio de Santa Maria.

Participe da Romaria do Terço dos Homens no Santuário

O código canônico recomenda aos católicos “a veneração especial e filial à bem-aventurada sempre Virgem Maria, mãe de Deus, a quem Cristo constituiu mãe de todos os homens (…)” (cânon 1186).  Para animar a espiritualidade dos seminaristas, o cânon 246, § 3.º, determina que os formadores incentivem o culto à Virgem Maria, também pela oração do rosário. Um dos caminhos com vistas à perfeição dos padres consiste em cultuar, com especial veneração, a mãe de Deus (cânon 276, § 2.º, 5.º). Os religiosos, por seu turno são, outrossim, incentivados a honrar a deípara (Aquela que deu à luz Deus), através de um culto especial e por meio da recitação do rosário (cânon 663, § 4.º). Esta maneira especiosa de venerarmos nossa Senhora chama-se “hiperdulia”, por definição: culto especial que, na religião católica, é reservado à Virgem Maria, superior à dulia (que se dedica aos santos e aos anjos).

Na carta apostólica “Rosarium Virginis Mariae”, São João Paulo II conclama o povo de Deus a rezar o terço frequentemente. Explica que o rosário é uma oração cristocêntrica, isto é, tem o foco permanente em Cristo. Para reforçar a natureza cristológica dessa oração, o papa instituiu os “mistérios luminosos” (n. 19), enfatizando a vida pública de Jesus, que passamos a meditar às quintas-feiras.

Participe da Romaria do Terço das Mulheres no Santuário

Vamos difundir o rosário! Segundo Bártolo Longo, citado por João Paulo II na supramencionada carta apostólica, “quem difunde o rosário se salva” (n. 8). De fato, o indivíduo que coloca a confiança em Maria depara-se diuturnamente com o consolador semblante de Jesus. Se Santa Maria interveio historicamente a favor de determinada gente nas bodas de Caná (Jo 2, 1-2), torna-se razoável crer que ela continua a interceder por nós. Jesus mesmo, do alto do madeiro da cruz, incumbiu sua progenitora de assistir a humanidade, representada na figura de São João (Jo 19, 26-17).

Quem desfia as contas do terço jamais perde a esperança! Independentemente da situação em que se achar, o pecador pode sempre contar com o carinho maternal de Maria Santíssima, para alcançar a vida abundante, prometida por Jesus (Jo 10, 10).

Edson Luiz Sampel

Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, do Vaticano.
Membro da União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp).
Membro da Academia Marial de Aparecida (AMA)

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.