Homilias

Com Maria, unidos pela misericórdia samaritana!

Escrito por Academia Marial

14 OUT 2021 - 09H43 (Atualizada em 14 OUT 2021 - 11H26)

Thiago Leon nossa senhora aparecida - 4º dia Novena 2021 (Thiago Leon)

COM MARIA, UNIDOS PELA MISERICÓRDIA SAMARITANA!

NOVENA DA FESTA DA PADROEIRA

07 de outubro de 2021

Tema geral: “Com Maria, somos Povo de Deus, unido pela Aliança!"

 

Chegamos ao quinto dia da peregrinação espiritual que é esta Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora Aparecida. Estamos no Ano de São José, no Ano da Família, no Mês Missionário, na Semana da Vida, no Dia de Nossa Senhora do Rosário e, amanhã, Dia do Nascituro; a Igreja na América Latina e Caribe se prepara para a Assembleia Eclesial e todos nós estamos na expectativa da abertura do Sínodo para toda a Igreja no próximo dia 14, pelo Papa Francisco. Neste contexto celebramos a Novena percorrendo um itinerário bíblico que nos permite constatar e contemplar a presença atuante e amorosa de Deus, qual Bom Samaritano, no meio do seu Povo e próximo de cada um de nós. Ele nos amou primeiro (Cfr. 1Jo 4,19) e se fez nosso aliado. De Maria, que nos acompanha, como Mãe e Mestra, aprendemos a guardar essa Aliança, “fazendo tudo o que Ele nos diz”.

Seguimos agradecidos pelo deserto da vida, fazendo o bem, rumo à Terra Prometida, com Maria, porque a Misericórdia Samaritana do nosso Deus nos uniu: Ela, a Mãe e nós, os filhos.

“VAI E FAZE O MESMO”

O autor do texto do Evangelho que ouvimos criou um quadro inesquecível. O Bom Samaritano vem sendo aplaudido há vinte séculos por ter puxado o freio e parado o cavalo no caminho para Jericó, / em região inóspita, onde bandidos assaltavam de emboscada, roubando com violência e fugindo em seguida. Artistas, em telas e palcos, reproduziram cada passo do envolvimento desse samaritano com aquele homem, maltratado pelos ladrões   e ignorado por outros  que por aí já haviam passado,  como o sacerdote e o levita,  indiferentes,  negando-lhe um mínimo de piedade.

Ao contar essa Parábola, Jesus leva para a rua, para a praça pública, lá onde a vida acontece,  um assunto que se discutia somente nas escolas ou na sinagoga, entre especialistas. Assim, Jesus valoriza e faz brilhar gestos concretos, diferentes do discurso teórico e da mera discussão.

O aspecto prático dessa Parábola, visível no modo de agir do samaritano, é um apelo imediato a agir como ele agiu, sempre que nos encontrarmos em situação semelhante. Jesus havia dito ao mestre da Lei: “Vai e faze o mesmo”.

O SAMARITANO DA HUMANIDADE

Além da vítima e do samaritano exemplar, há os ladrões, há o sacerdote, o levita e o homem da hospedaria. Poderíamos nos examinar para ver em que momentos da nossa vida agimos como eles.  Voltemos, porém, à vítima para entendermos melhor o significado do Samaritano:

Imaginemo-nos caídos na sarjeta, ao lado do caminho da vida: você, eu, com ferimentos no corpo e no espírito: fraturas, um tropeço moral, um fracasso, uma grave enfermidade da alma, muita tristeza, grande injustiça... a dor da humanidade.

• Quem seria para nós o Samaritano?

• Quem nos socorre, em qualquer situação ao longo do caminho?

• Quem foi, desde sempre, o Primeiro, o Grande Samaritano da humanidade?

Não importa por qual razão possamos estar caídos, Deus sempre nos olha, nos vê, está sempre perto de nós, nos consola, nos carrega sobre os ombros ou ao colo, anima-nos, reavivando o que há de melhor no mais profundo de nós mesmos.

→ Esta Parábola descreve, de forma simples e comovente, o agir de Deus em relação a cada um de nós.

O SAMARITANO DE ISRAEL - O DEUS DA ALIANÇA

Quando Israel era escravo no Egito, quem ouviu o clamor e sentiu a dor daquele Povo? Quem o libertou, indicando o caminho do deserto, e o assistiu em todas as suas necessidades? Quem fez com esse povo uma Aliança de Amor, dando-lhe sua Palavra, cheia de sabedoria para que, colocando-a em prática, tivesse liberdade e vida? O Livro do Deuteronômio (4,7) pergunta exclamando: “Que grande nação tem um Deus tão próximo e pessoal como o SENHOR, nosso Deus, sempre que o invocamos?!”

Pois o Senhor, o Pastor de Israel olhou para aquele povo ferido, tomou-o sobre os ombros, cuidou dele, conduziu-o para o deserto, falou-lhe ao coração e lhe ensinou sabedoria. Fez com ele Aliança, deu-lhe sua Palavra de Vida e o conduziu à Terra da Liberdade.

O SAMARITANO É O FILHO, O ENVIADO DO PAI

Esse mesmo Deus “amou tanto o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Todos puderam vê-lo “como samaritano”:

• Enquanto aquela mãe levava o filho para ser enterrado, Jesus se aproxima do esquife e faz o jovem levantar-se e o devolve para a mãe.

• O cego pede para ver e Jesus lhe devolve a visão.

• O leproso quer voltar aos seus, dos quais fora separado; Jesus toca nele, e ele volta para a comunidade são, sadio, limpo.

  → Um Deus que se faz Bom Samaritano!

Pois bem, Ele veio para nos ajudar a nós, tão necessitados(!), para curar nossas feridas e nos devolver a Vida. Nós o matamos, e nossa situação ficou ainda pior!

Porém, Ele havia dito: “Ninguém tira a minha vida. Sou eu que a dou!” (Jo 10,18). “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

UNIDOS PELA ALIANÇA

Naquela quinta-feira, durante a Ceia, Jesus disse: “Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22,20).

S. Paulo afirma: “O Filho de Deus me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20).

E São Pedro: “Carregou nossos pecados em seu próprio corpo, sobre o lenho da Cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça. Por suas

feridas fostes curados” (1Pd 2,24).

Ainda São Paulo aos Gálatas: “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28). E aos Efésios: “Do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14).

→ Enquanto pagava por nós na Cruz, Jesus nos uniu a Maria com laços de Mãe e filhos: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe” (Jo 19,26s).

COM MARIA

“Maria foi a primeira a ser salva pela Misericórdia ‘Samaritana’ do Pai, como primícia da salvação que Deus quer conceder a cada homem e a cada mulher, em Cristo” (Papa Francisco). A Páscoa do Filho nos salvou.

Por isso, a Misericórdia Samaritana de Deus nosso Pai para conosco, realizada em Jesus, nos faz cantar em Ação de Graças e a uma só voz, com Maria: “O Senhor fez em mim maravilhas!”.

Ser agradecido pelo amor recebido gera energia e luz; desperta disposições para tomar iniciativas em favor dos mais fracos, das vítimas à beira do caminho.

MARIA PARTIU IMEDIATAMENTE

Os feridos necessitados de socorro são multidões: crianças, adolescentes e jovens, famílias, homens e mulheres, expulsos, prisioneiros, migrantes, refugiados, minorias, pobres, famintos, sem emprego, sem teto, idosos e doentes, descartados, abandonados, solitários, aflitos, injustiçados..., sem esquecer o clamor pungente da natureza que nos adverte quanto ao futuro da vida sobre a terra.

Deus seja louvado por toda ação misericordiosa samaritana de pessoas, famílias, instituições, comunidades religiosas e leigas, que olham, veem, se aproximam, se compadecem, fazem curativos, tomam sobre os ombros, levam a lugar seguro, cuidam, consolam... que evangelizam e lutam por mudanças e rumos novos.

“Com Maria, unidos pela misericórdia samaritana” que nos redimiu, quanto bem podemos realizar para que o mundo creia que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo!

Mãe da Igreja. Rogai por nós.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

 Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão - SC

Natural de São Pedro de Alcântara, SC. Foi ordenado bispo dia 24 de novembro de 2012, mesmo dia em que iniciou seu ministério episcopal em Tubarão. ‘Ide para a vinha” é seu lema episcopal.

João Paulo II Bênção da Noite
Palavra do Associado

A devoção de São João Paulo II a Nossa Senhora

A devoção a Maria é fonte de vida profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos.

shutterstock_espiritualidade
Artigos

A espiritualidade sálmica

Os Salmos têm sido ao longo dos séculos uma fecunda fonte para a vida espiritual de milhões de pessoas. Santos Padres e Doutores da Igreja, como S. Agostinho, S. Basílio, S. Jerônimo, S. João Crisóstomo, S. Hilário etc., nos legaram comentários a diversos Salmos. Os Salmos ocupam uma posição de destaque na vida da Igreja Católica, tanto para a sua teologia, quanto para a oração pessoal-comunitária. Basta lembrar que na Liturgia católica os Salmos são presença constante, como nas celebrações dos sacramentos (sobretudo como antífonas e Salmo responsorial nas Santas Missas) e na Liturgia das Horas (santificando 7 momentos do dia com pelo menos 2 salmos).

biblia-oracao
Artigos

Salmos da Bíblia: escola de oração

Na Bíblia Sagrada, encontramos páginas, textos ou pensamentos que se tornaram famosos ou populares em todo o mundo, não somente no âmbito religioso, mas em citações de pensadores, nas nossas conversas informais etc. Por exemplo, quantas vezes não são repetidas, aqui e acolá, frases como: Não julgueis e não sereis julgados... A boca fala do que o coração está cheio... A verdade vos libertará..., e algumas delas são extraídas do livro dos Salmos, tais como: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará... Vinde, ó Deus, em meu auxílio... Para o Cristianismo, os Evangelhos (Mt, Mc, Lc, Jo) constituem o coração de toda a Sagrada Escritura, pois neles se dá o testemunho de Jesus como Cristo e Filho de Deus, Salvador e Senhor. Paralelamente, para a vida cristã em geral (teologia, espiritualidade, liturgia, ética etc.), revestem-se de singular importância os Salmos do Antigo Testamento, que há séculos têm sido uma particular fonte de inspiração para os fiéis cristãos em geral. Não é em vão São Basílio Magno, Doutor da Igreja, ensinar que o livro dos Salmos “é um depósito geral dos mais excelentes ensinamentos” (Homilia ao Salmo 1)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Homilias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.