A 17ª edição do Congresso Mariológico foi encerrada no sábado (18) com o sentimento de gratidão e felicidade em realizar um grande evento de forma presencial no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e de forma online de leigos, religiosos, teólogos e apaixonados no estudo da Mariologia.
Na Casa da Mãe Aparecida, foram quatro dias do encontro que promoveu orações, reflexões e estudos a partir do tema central “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada!” (Lc 1, 48), com o desejo de verificar como a nossa geração está cumprindo essa profecia mariana.
No tema central, um dos assuntos abordados foram as Mariofanias (manifestações da Virgem Maria) que não fazem referência ao acontecimento das aparições de Maria, mas, sobretudo, indicam “a pessoa de Maria e a sua função” em continuidade com os dados bíblicos.
Essa perspectiva nos apresenta Maria não como alguém do passado, mas que continua a “manifestar-se como pessoa viva, luminosa, glorificada, que se interessa pelos seus filhos e que se preocupa com o seu peregrinar neste mundo”.
Tivemos as participações de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida e Chanceler da Academia Marial de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional e Presidente da Academia Marial, Ir. Afonso Murad, Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma), Profª. Lúcia Pedrosa-Pádua, Presidente da Associação Brasileira de Mariologia, Profª. Andrea Serrato, Professora do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC (PR), Padre Alexandre Awi, Professor na Pós-Graduação em Mariologia e assessor teológico da Academia Marial de Aparecida, Me. Vínicius Paiva, Fundador da Associação Missionária Servos de Maria de Caná, Padre Marcial Maçaneiro, SCJ, Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte (MG) e o Padre Joãozinho, SCJ, Professor e supervisor do Curso de Pós-graduação em Mariologia pela Faculdade Dehoniana em parceria com a Academia Marial de Aparecida.
O evento refletiu os fenômenos das aparições marianas e das experiências místicas marianas, como eixo inicial e central do Congresso Mariológico. Certamente, o grande documento de São Paulo VI, “Marialis Cultus”, no cinquentenário da sua publicação, continua sendo uma referência necessária para discernir o autêntico culto e piedade mariana em nossos dias.
Também foi abordada a questão da juventude, que acolhe com entusiasmo e devoção Maria Santíssima, como modelo e intercessora. O Congresso também discutirá a importância dos santuários e da devoção mariana, bem como o surgimento de novas modalidades da Piedade Mariana, como o Terço dos Homens, os rosários da madrugada, as medalhas e a consagração. Além disso, haverá um discernimento do que é atualmente o fenômeno da piedade mariana e as manifestações marianas, incluindo um histórico desses surgimentos.
Padre Joãozinho, em entrevista ao portal A12 resumiu o encontro e nos disse como compôs a síntese em forma de canção para encerrar o Congresso.
"Aqui presente em Aparecida, me chamou a atenção que o eixo de "todas as gerações" atravessou três grandes temas: a visão, a Mariofania e na síntese insistiram que não basta ver Maria, temos que ver como Maria, como Maria viu. Sobre a liturgia a partir da Marialis Cultus, Nossa Senhora é apresentada como aquela que sabe ouvir, aquela que é a Virgem em oração e que nos ensina como modelo da Virgem que sabe ouvir, da Mãe que reza com a Igreja em oração.
A juventude e o ecumenismo, abordados no último dia, nos impulsionam para a missão. E como uma surpresa para os participantes, a parte final desta síntese em canção, abordei que a Igreja como caminho sinodal, uma perspectiva do Congresso Mariológico de 2025".
Ir. André Luiz de Oliveira, C.Ss.R., atual diretor da Academia Marial de Aparecida, nos disse dos frutos que cada participante levará em suas missões a partir do encontro.
“Foram excelentes conferências, graças a Deus, todos os professores conseguiram alcançar o objetivo na fala, foram muito claros, muito lúcidos, é um dos frutos, e também a participação e interação das pessoas que foi muito significativo, bem como a presença também de um bom número de sacerdotes, de leigos, de pessoas interessadas no assunto. Este olhar mariano para a igreja, nós quando lemos as sagadas escrituras, vemos a que os apóstolos perseveravam na oração com Maria, mãe de Jesus, e é o que nós queremos fazer aqui”.
E para o Missionário Redentorista, Padre José Ulysses da Silva, C.Ss.R., falou da bonita experiência de estar em comunhão na Casa da Mãe e se aprofundando mais no mistério da Mariologia.
“O que eu estou dizendo aos congressistas, não fique esperando ou terceirizando aquilo que eu gostaria que acontecesse na Igreja. Eu sou Igreja. Aquilo que eu ouvi, que eu experimentei. Eu quero partilhar isso aí com outras pessoas. Eu acho que a cada congresso há realmente uma potencialização de muito mais leigos, seminaristas, sacerdotes, irmãs, e principalmente leigos.
Nossa Senhora tem essa missão maravilhosa a partir do Santuário Nacional de ser uma formadora, uma catequista, uma Mãe que através de muitos meios de seus filhos e filhas, ela vai enriquecendo constantemente a fé da nossa gente, a sua piedade. Eu confio muito no princípio do Santuário Nacional, que eu acho que também é inspirado por Nossa Senhora, é acolher bem e também evangelizar. E a pessoa que passa por aqui, sempre recebe algo mais na sua vida de fé. O Congresso é um instrumento maravilhoso e eu espero que esse Congresso possa ter sempre maior participação".
Neste encontro aprendemos que Nossa Senhora anuncia e nos relembra o caminho da salvação. Maria é para o cristão um meio eficaz de chegar mais facilmente a Deus e à nossa meta final, que é o Céu. O Senhor nos fala através de Maria sempre a mesma Verdade: Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. Deus nos aponta Maria como nossa Mãe, e ela nos conduz a Jesus.
Para o programa Bênção da Manhã, Padre Ulysses conta mais detalhes do Congresso
.:: Para saber mais detalhes sobre o Congresso Mariológico e da Mariologia, acesse a página oficial da Academia Marial de Aparecida.
Nihil obstat: Papa Francisco aprova documento conclusivo sobre Medjugorje
A nota de mais de 20 páginas reconhece os frutos positivos desta experiência e autoriza os fiéis a adesão de forma prudente, porém, não declara ser um fenômeno sobrenatural.
Participe do Congresso Bíblico 2024 em Aparecida
As inscrições para o Congresso Bíblico 2024 estão oficialmente abertas! Este ano, as inscrições serão realizadas em dois lotes, oferecendo oportunidades para todos participarem de nosso evento seja no presencial como no online.
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.