Título: Nossa Senhora da Conceição – “Senhora dos Amazonenses”
Padroeira: Amazonas
Festa: 08 de Dezembro
O descobrimento da região que hoje forma os Estados do Amazonas e do Pará foi de responsabilidade do espanhol Francisco de Orelhana. Nos relatos de sua viagem, Francisco, apontou as belezas e possíveis riquezas que poderia existir no local. Sua real intenção em relatar tais fatos era de chamar a atenção da coroa espanhola. Sua expedição que durou um ano (1541-1542), os destemidos espanhóis teriam encontrado as amazonas guerreiras, mulheres sobre as quais se relatam até os dias de hoje: fantasias, mitos e folclores. Apesar de tantas descobertas e aventuras, a região caiu no esquecimento, terminando abandonada. Foram os frades Domingos de Brieba e André Toledo que descendo o Rio Amazonas para chegarem a Belém do Pará despertaram um novo interesse nos capitães portugueses em relação ao território do Amazonas, até então abandonado pelos espanhóis. O Amazonas se tornou Estado com a proclamação da República em 15 de Novembro de 1889.
A devoção a Santa Padroeira do Estado do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição, é de origem antiga entre os povos e chegou ao Estado por meio dos Carmelitas.
“O título de Imaculada é um dos mais invocados na história social dos povos do Ocidente. Na Áustria imperial, na Baviera e em Portugal, nações que, no século XVII, tinham-se consagrado à Virgem Senhora, a invocação da Imaculada era uma constante nas decisões da mais alta política de Estado. Sua imagem figurava nos selos e nas bandeiras do exército. Em sua honra se levantaram inúmeras igrejas e monumentos. Ainda hoje grandes nações cristãs adotaram a Imaculada como patrona do país, como os Estados Unidos da América, as Filipinas, o México, a Argentina e o Brasil”.¹
O filósofo, teólogo e padre amazonense Nonato Oliveira, descreve em 08 de Dezembro de 1986, o motivo pelo qual Nossa Senhora da Conceição foi proclamada a Padroeira do Estado do Amazonas: “O Papa Pio XII (doze) foi o pontífice que proclamou a Nossa Senhora da Conceição como Padroeira Oficial do Amazonas durante a administração de dom Gaudêncio Ramos como arcebispo de nossa terra no início dos anos cinquenta: Vejam bem, e não o fez de "motu próprio" ou seja de somente sua pessoal iniciativa. O documento papal foi ditado principalmente pela iniciativa do povo amazonense. Este em forma de abaixo-assinado e solicitações através de cartas e de todas as classes, de todas as instituições e Forças vivas da Capital e do Estado, entre as quais o pedido do autor destas linhas, quando fui capelão do Hospital Infantil Doutor Farjado, por sinal o único redigido em latim, como me declarou Dom Gaudêncio Ramos que levou pessoalmente a Roma os pedidos do povo amazonense".²
A imagem oficial da Padroeira do Estado do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição, chegou a Manaus no ano de 1659, a mesma veio em companhia na viagem empreendida pelos padres missionários carmelitas. A imagem da Virgem da Conceição foi levada em 1695 para uma igreja de palha que estava situada ao lado do Forte de São José da Barra do Rio Negro. Registros datados do século XVIII descrevem que a confecção da Imagem foi em madeira policromada e dourada em ouro e mede 220 centímetros. Fibras de vegetais foram detectadas no tronco da Imagem. A mesma tem vestido e manto em tecido pintado de azul e dourado. A origem da dita Imagem é espanhola e se encontra em sua base uma inscrição que diz: Barcelona – Castelhana.
Em 1850, um incêndio destruiu a Matriz. A Imagem de Nossa Senhora da Conceição foi resgatada antes de ser consumida pelas chamas: “No dia 02 de julho de 1850, um incêndio acidental reduziu a cinzas a Igreja Matriz da Barra do Rio Negro. Nessa mesma época, a capela de Nossa Senhora dos Remédios passou a desempenhar a função de Matriz. A nova Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição só foi inaugurada na tarde de 14 de agosto de 1877. Manaus tinha cerca de 30 mil habitantes e possuía apenas três bairros: São Vicente, Remédios e Espírito Santo, com vida comercial pouca intensa. A Igreja como Catedral passou a ser conhecida em 1946 e só em 16 de Fevereiro de 1952 o Papa Pio XII eleva a Arquidiocese à província Eclesiástica de Manaus, com Dom Alberto Gaudêncio Ramos, sendo o primeiro titular e arcebispo metropolitano”.³
Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida
_________________________________________________________________________________________
Bibliografia:
1. BOFF, Clodovis – Mariologia social: O significado da Virgem para a Sociedade / Clodovis M. Boff. – São Paulo: Paulus, 2006. – (Teologia Sistemática)
2. CONTEÚDO aberto. In: emtempo – Fé, Devoção e honrarias à Padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição. Disponível em: <https://emtempo.com.br/amazonas-cidades/88708/fe-devocao-e-honrarias-a-padroeira-do-amazonas-nossa-senhora-da-conceicao?d= >
3. CONTEÚDO aberto. In: emtempo – Fé, Devoção e honrarias à Padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição. Disponível em: <https://emtempo.com.br/amazonas-cidades/88708/fe-devocao-e-honrarias-a-padroeira-do-amazonas-nossa-senhora-da-conceicao?d= >. Acesso em: 10 dez 2021.
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Maria, Mãe e consolo dos sacerdotes
A Mãe eucarística ama nos padres o Filho Sacerdote que se configuraram a Ele pelo Sacramento da Ordem, como Cristo Cabeça, na oblação pela salvação de todos.
Beata Nhá Chica, a Santinha de Baependi
O grande ensinamento da Beata se resume nesta humilde frase deixada por ela: "...é porque eu rezo com fé", mostrando que grandes coisas podem ser conseguidas através da oração, da confiança e na proximidade com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.