Por Academia Marial Em Títulos de Nossa Senhora

Nossa Senhora da Caridade do Cobre

N. S. caridade do cobreNossa Senhora da Caridade foi proclamada padroeira de Cuba noinício do século XX, 10 de maio de 1916, pelo papa Bento XV, e solene­mente coroada em 20 de janeiro de 1936, em Santiago de Cuba, na pre­sença de uma grande multidão.

Há duas versões narrando o aparecimento da imagem. É a estátua de uma Virgem negra, coroada e coberta por vestes reais, com o Menino Jesus ao colo. A primeira versão diz que ela foi encontrada nas águas do Mar das Caraíbas, por Alonso Ojeda. Este era um comandante do exército espanhol que, em sério perigo de naufrágio, clamou à Virgem, prometendo erguer-lhe uma capela se fosse salvo. Outra versão atribui o encontro da imagem a dois irmãos índios, Juan Rodrigo e Juan Diego Hoyos, e ao negro Juan Moreno, que teriam passado três dias em atomar enfrentando terrível tempestade. E eis que ao amanhecer do quarto dia, conforme diz Moreno: Naquela manhã o mar estava tranqüilo e, com os irmãos Rodrigo e Diego, decidimos partir, antes do nascer do sol, para recolher sal bem distante do golfo. No meio do mar vimos qualquer coisa que flutuava.

Aproximamo-nos. Aquilo parecia um feixinho de ramos secos. Logo um dos irmãos exclamou que se tratava de uma estátua da Virgem Santa que trazia nos braços o Menino Jesus. Em seu pedestal de madeira estava gravado: Eu sou a virgem da Caridade. A imagem flutuava sobre a água, no entanto o seu manto, que era de teci­do, não estava nem um pouco molhado. Cheios de alegria e felizes, re­colhemos apenas um terço do sal de que precisávamos e, com a estátua, retornamos à margem .

Hoje a Virgem da Caridade do Cobre é venerada também fora de Cuba, em diversos países da América central e na Espanha. Em Miami, nos Estados Unidos, também há um santuário a ela dedicado. Sua festa é celebrada no dia 8 de setembro.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.