Busque títulos de Nossa Senhora

  • Nome
  • Mês
  • Localização
  • Intercessão
  • Todos
Ou escolha o dia no calendário  

Títulos de Nossa Senhora

Hoje, 12/12 é dia de:

Nossa Senhora de Guadalupe

12 de Dezembro é dia de:

Nossa Senhora de Guadalupe

Padroeiro de: América Latina

Localização: Cidade do México

No dia 9 de dezembro, celebramos a festa litúrgica do indígena asteca Juan Diego e, no dia 12 de dezembro, recordamos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, que apareceu a este simples homem em 1531, período da dominação espanhola em terras ameríndias.


Acervo da Academia Marial de Aparecida


A história nos conta que Nossa Senhora apareceu a Juan Diego várias vezes, pedindo que fosse construída uma igreja no local da aparição. Mas o bispo da região não acreditava no jovem índio. Um dia, o bispo pediu um sinal concreto de que a Virgem aparecia-lhe naquela colina.

Aconteceu então o milagre. Juan Diego colhe rosas na colina e quando as entrega ao bispo, aparece no manto que envolvia as rosas, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Este sinal inegável da presença de Deus conseguiu reunir o povo mexicano ao redor do Cristo e da fé católica.

A fama do milagre se espalhou. Enquanto o templo era construído, o manto com a imagem impressa ficou guardado na capela do paço episcopal. Várias construções se sucederam na colina, ampliando templo após templo, pois as romarias e peregrinações só aumentaram com o passar dos anos e dos séculos.

O local se tornou um enorme Santuário que abriga a imagem de Nossa Senhora. Nele está guardado o manto de Santo João Diego, em perfeito estado apesar de passados tantos séculos. Nossa Senhora de Guadalupe é a única a ser representada como mestiça, com o tom de pele semelhante ao das populações indígenas.

Foi declarada padroeira das Américas, em 1945, pelo Papa Pio XII. Em 1979, como extremado devoto mariano, o Papa João Paulo II visitou esse Santuário e consagrou solenemente toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, C.Ss.R.

Reflexão
A espiritualidade em torno de Nossa Senhora de Guadalupe encontra sua raiz na profunda conexão entre fé e cultura, especialmente na realidade do povo latino-americano. Ao aparecer a São Juan Diego no século XVI, Maria apresentou-se como mãe amorosa e protetora, utilizando elementos culturais locais, como a língua náuatle e os símbolos do manto, para transmitir sua mensagem. Esse encontro não foi apenas uma manifestação sobrenatural, mas um chamado à unidade e à valorização da dignidade humana em meio a um contexto de colonização e sofrimento. Nossa Senhora de Guadalupe não trouxe apenas conforto espiritual, mas também esperança e identidade para um povo marcado por desafios e transformações profundas. Ela se tornou símbolo de uma fé encarnada, que acolhe a diversidade e se manifesta no amor e no cuidado. Essa espiritualidade guadalupana transcende o tempo e continua a inspirar os cristãos na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ela nos recorda que Maria está ao lado de quem sofre, especialmente dos pobres e marginalizados, sendo modelo de confiança e perseverança em Deus. Ao olhar para o manto de Guadalupe, repleto de símbolos de harmonia entre o céu e a terra, somos convidados a viver nossa fé de maneira concreta, promovendo a paz, a reconciliação e o respeito mútuo. Mais do que uma devoção, Nossa Senhora de Guadalupe é um apelo à conversão, à proximidade com os outros e ao cuidado da criação, ensinando-nos que a verdadeira espiritualidade floresce no amor que transforma e gera vida.
Oração
Oh, Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da igreja! Tu, que desse lugar manifestas tua clemência e tua compaixão a todos que solicitam teu amparo, escuta a oração que com filial confiança te dirigimos e a apresente a teu filho Jesus, nosso único Redentor. Mãe de Misericórdia, mestra do sacrifício escondido e silencioso, a ti, que vens ao encontro de nós, pecadores, te consagramos, neste dia, todo nosso ser e todo nosso amor. Consagramos-te também nossa vida, nossos trabalhos, nossas alegrias, nossas enfermidades e nossas dores. Concede a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos. Tudo o que temos e somos, colocamos sob teus cuidados, Senhora e Mãe nossa. Queremos ser totalmente teus e percorrer contigo o caminho de plena fidelidade a jesus cristo em sua igreja. Não nos soltes de tua mão amorosa. Virgem de Guadalupe, mãe das Américas, te pedimos por todos os bispos, para que conduzam os fiéis por caminhos de intensa vida cristã, de amor e de humilde serviço a Deus e às almas. Contempla esta imensa messe e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o povo de Deus e envie abundantes vocações sacerdotais e religiosas, fortes na fé e zelosas dispensadoras dos mistérios de Deus. Concede aos nossos lares a graça de amar e respeitar a vida que começa, com o mesmo amor com que concebeste em teu seio a vida do filho de Deus. Virgem Santa Maria, Mãe do formoso amor, protege nossas famílias, para que estejam sempre muito unidas, e abençoe a educação de nossos filhos. Esperança nossa, lança-nos um olhar compassivo, ensina-nos a procurar continuamente a Jesus e, se cairmos, ajuda-nos a nos levantar, a nos voltarmos a Ele, mediante a confissão de nossas culpas e pecados no Sacramento da Penitência, que traz serenidade à nossa alma. Nós te suplicamos para que nos concedas um grande amor a todos os santos sacramentos, que são as pegadas de teu Filho na Terra.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.