Por Academia Marial Em Títulos de Nossa Senhora Atualizada em 28 SET 2018 - 15H18

Desatadora dos Nós: Mãe que liberta e apresenta o amor de Deus

O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós surgiu em 1700, em uma pintura do artista alemão Johann Schmittdner. A pintura tem 1,10 metros de largura por 1,82 de altura, e encontra-se na capela de St. Peter Am Perlach, em Ausburg, na Alemanha.


O artista, ao criar este painel, inspirou-se na visão do apóstolo João sobre a Virgem Maria.  “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas”. E na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou” (Ap 12,1).

Neste painel, Maria é apresentada como a Imaculada Conceição. Ela está entre o céu e a terra, sob a luz do Espírito Santo. Na obra destaca-se, de maneira marcante, o manto azul de Maria. Dá a impressão de movimento e simboliza a glória que a reveste como a Rainha do céu.

Um dos anjos entrega a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Ao lhe dar a fita, o anjo dirige-se a Maria em forma de súplica: “Confiamos na vossa proteção, ó Mãe. Vós podeis nos ajudar. Desatai pois, os nós desta vida”. Um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos. Significa uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.

Leia MaisOração a Nossa Senhora Desatadora dos NósConheça a história de devoção à Nossa Senhora Desatadora dos NósNa parte inferior do quadro, percebemos uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a Terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus.

A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós chegou até nós com força e ternura.

No Brasil, a devoção é muito recente e vem sendo carinhosamente propagada. A primeira capela do mundo dedicada a Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi inaugurada em setembro de 2000, na paróquia Sant’Ana, em Búzios, Rio de Janeiro.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós não é apenas mais um título dado a Maria, mas sim uma forma de olhar e sentir a sua presença no meio do seu povo. É a mãe do belo amor, que nunca deixa de ir ao encontro de seus filhos. Ela desembaraça os nossos problemas e nos torna mais aptos ao seguimento de Jesus, Caminho, Verdade e Vida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.