Por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

A abnegação do Missionário Redentorista

Thiago Leon
Thiago Leon
São Geraldo, atacado por bandidos em uma viagem, foi derrubado e ferido. Convencidos por ele, foi levado ao convento de Materdomini, onde disse que os homens o haviam ajudado e onde pediu para que lhes dessem alimento, referindo-se a eles como “bons amigos”.


Seria impossível alguém ser discípulo e missionário de Jesus Cristo sem assumir a dinâmica de vida que Ele nos apresenta ou sem deixar-se moldar pelas palavras do mestre de Nazaré que nos ensinou: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). Ora, isso nos faz perceber que para alcançar a autêntica liberdade dos filhos e filhas de Deus é necessário reconhecer somente a Jesus como Caminho, Verdade e Vida que poderá nos conduzir à realização humana e à salvação eterna! Qualquer outra proposta pode nos desviar da direção e vocação de vida plena que recebemos e que se realiza segundo o plano de Deus!

Nesse sentido, deve-se entender igualmente a vocação e missão redentorista, isto é, de conceber a vida na ótica da disponibilidade para as “coisas mais difíceis” em favor da realização do Reino de Deus! Sem esse espírito de abnegação, que significa principalmente ser capaz de sacrificar-se por um ideal ou causa, dificilmente alcançaremos a estatura de discípulos do Santíssimo Redentor. Não se trata de uma busca inconsequente e desequilibrada pelo sofrimento em si, mas de apostar e gastar a vida cotidianamente em vista da possibilidade de todas as pessoas poderem viver com dignidade e alegria!

Portanto, pelo viés da fé cristã ninguém consegue viver a experiência do amor ao próximo se não for capaz de dar a própria vida. E isso não tem a conotação de desprezo pela vida, recebida como grande dom de Deus, mas visa reparti-la com nossos irmãos e irmãs a fim de que seja uma realidade de abundância e plenitude para todos! De modo que nada do que for feito como gesto de abnegação missionária será inútil ou em vão, mas serão sementes lançadas para que germinem a vida e a esperança de um mundo melhor para todos! Aliás, qualquer atitude de amor verdadeiro pressupõe um ato de doar-se e isso vai tornando-se luz e motivo de esperança para quem se encontra desanimado e desmotivado pelas veredas da história! Assim, vale gastar os dias e a vida para que a Copiosa Redenção se espalhe por todos os cantos da terra!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...