A cada ano somos convidados a celebrar a Semana Santa, que tem seu auge com a celebração do Tríduo Pascal, para o qual deve convergir todo o ano litúrgico. No raio de oito dias, celebramos da entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, a sua paixão, morte e ressurreição. São dias marcados por uma rica espiritualidade, que nos ajuda a compreender o ensinamento do Senhor aos seus discípulos. Se alguém deseja segui-lo é preciso deixar tudo e abraçar a cruz, como sinal de adesão ao projeto de edificação do Reino de Deus.
Na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo contemplamos o grande trono da vida, pois até sua morte, ela era um símbolo de condenação dos grandes criminosos do tempo. Agora, a partir da elevação do Filho do Homem, ela se torna o Santo Madeiro, no qual pende a Salvação de toda a humanidade.
De muitas formas, nesta Semana Maior, somos chamados a venerar a Santa Cruz. Cantamos seu mistério, rezamos seu sentido, no silêncio contemplamos seu significado para a vida cristã, que não é outra coisa do que o seguimento da pessoa de Cristo e busca constante por uma vida segundo seu Espírito.
O ápice da veneração da Cruz nesta semana se dá na ação litúrgica da Sexta-feira Santa. Nessa celebração a Igreja recorda a paixão de Cristo e sua morte de cruz.
Essa recordação se dá em três momentos: na paixão proclamada (escuta da Palavra), na paixão adorada (ósculo no madeiro Santo) e na paixão comungada (participação na partilha do pão consagrado na celebração da ceia do Senhor). Essa celebração é marcada pelo silêncio e recolhimento. Tais gestos nos colocam plenamente, quando vividos e experimentados diante do mistério da Cruz, que deve envolver toda a existência cristã. Pois, a Cruz de Cristo não nos faz parar nela, mas entender que é passando por ela que alcançaremos a ressurreição.
Os sinais da esperança na liturgia do Natal
A liturgia do ciclo do natal que compreende o Tempo do Advento e o Tempo do Natal, nos convida a algumas importantes atitudes.
Na tua luz viveremos
Em novembro, a comunidade eclesial é exortada a fazer memória dos seus fiéis defuntos, à luz do mistério da ressurreição de Cristo.
A liturgia das horas na celebração do Ano Jubilar
Muitas são as formas de a Igreja se colocar em oração, uma delas é pela celebração da Liturgia das Horas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.