Por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

A graça e a vocação de propagar a devoção a Nossa Senhora Aparecida há quase 130 anos


Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Guardiões da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, os Redentoristas, há quase 130 anos, espalham a devoção por todo o Brasil


Os missionários redentoristas alemães que chegaram para trabalhar em Aparecida, em 1894, já eram genuinamente marianos. Primeiramente por causa da formação cristã e redentorista que haviam recebido. E, como diletos filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório, sabiam proclamar e cantar distintamente as glórias de Maria. Ademais, eles nutriam uma especial devoção pela Virgem de Altötting (Nossa Senhora Negra) que tinha seu santuário bávaro no sul da Alemanha. De modo que não causava nenhum estranhamento para eles o fato de cultivar pessoalmente a devoção à Virgem Negra de Aparecida e de trabalhar para propagar entre o povo brasileiro esse afeto filial à Mãe do Redentor.

As gerações seguintes, de missionários brasileiros, não somente beberam do mesmo espírito afonsiano-mariano, mas buscaram também encontrar novos meios para fazer expandir a expressão dessa bonita devoção. Isso explica porque foram surgindo os diversos instrumentais e canais, ao longo da história, com o único escopo de propagar e manifestar a filial confiança do povo brasileiro na intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Obviamente que sem perder com isso a centralidade da vida de fé em Jesus Cristo e na sua Palavra. De maneira que a piedade popular sempre encontrou no Santuário da Virgem de Aparecida sua convergência e seu ponto alto na Celebração Eucarística e da Palavra de Deus, por meio dos diversos sacramentos aí celebrados.

Portanto, há quase 130 anos nós, Missionários Redentoristas, temos a graça e o privilégio de experimentar e compartilhar com nossa gente as muitas dádivas que Deus concede a seu povo por meio da Virgem de Aparecida. O Santuário Nacional tornou-se, ao longo desses anos, um centro e uma referência de evangelização para tantas pessoas que para cá acorrem. Na verdade, muito mais que uma singela e incipiente admiração à pessoa de Maria, a devoção mariana é uma porta de entrada para uma experiência viva e dinâmica de fé, na escola de Maria, para com nosso Mestre e Senhor, Jesus Cristo. Toda a beleza e grandeza do templo ficam relativizadas à medida que o maior milagre acontece, ou seja, quando vidas são transformadas e pessoas passam a se revestir verdadeiramente dos valores da vida cristã. Essa é a grande contribuição que os devotos de Nossa Senhora Aparecida realizam em vista do estabelecimento do Reino de Deus no meio da humanidade. Então, não deixem de colaborar e rezar pelos Missionários de Nossa Senhora, os Redentoristas, a fim de que continuem cumprindo bem a missão de propagar e cuidar da devoção à Senhora de Aparecida. Oxalá que muitos outros se disponham também a oferecer-se generosamente a esse bonito e realizador serviço! Mãe Aparecida, nossa Madre Provincial, rogai por nós todos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...