Revista de Aparecida

A natividade de Nossa Senhora e o nascimento da TV Aparecida

A tradição católica celebra o nascimento da Virgem Maria no dia 8 de setembro.

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

01 SET 2025 - 07H00

João Pedro Oliveira

É uma das festas marianas mais antigas do calendário cristão e teve início no Oriente, como quase todas as principais festas da Mãe de Deus. No entanto, não se sabe ao certo nem onde nem quando ela realmente nasceu. Segundo uma tradição medieval, Maria teria nascido em Nazaré. Tradições mais antigas apontam Jerusalém como local do seu nascimento.

É possível que a origem da memória litúrgica da natividade de Nossa Senhora esteja vinculada à festa da dedicação de uma Igreja a Maria, em Jerusalém, no quarto século: a Basílica de Sant’Ana. Esse seria o local da casa dos pais de Maria, Joaquim e Ana, onde a Virgem teria nascido. Em Roma, essa festa começou a ser celebrada no oitavo século.

A natividade de Nossa Senhora é celebrada no mês da Bíblia, nove meses depois da festa da Imaculada Conceição. Desde já preparamos nosso coração para a Festa da Padroeira do Brasil.

A missão de evangelizar em rede

No mesmo dia em que celebramos o nascimento de Nossa Senhora, comemoramos o vigésimo aniversário da nossa querida TV Aparecida. Ao longo de duas décadas tivemos a alegria da sua companhia, audiência e generosidade. Nossa missão sempre foi evangelizar em rede, juntando os esforços de todos os membros porque somos uma família que ama Nossa Senhora e que anuncia a Copiosa Redenção.

Os meios de comunicação do Santuário são púlpitos da Boa Nova. Formamos um grupo de comunicação ainda maior, que inclui a Editora Santuário e a Editora Ideias & Letras, a Rádio Aparecida e a Rádio Pop, as Revistas de Aparecida, Jovens de Maria, Devotos Mirins e a Revista do Representante, o Jornal Santuário, o aplicativo Aparecida, as Redes Sociais do Santuário e o Portal A12.com, que completa 15 anos de fundação.

Como Família dos Devotos, além de cuidar da Casa da Mãe, somos chamados por Deus a comunicar a verdade do Evangelho, promover a justiça e anunciar a paz. Considerando que os veículos de comunicação exigem linguagem, métodos e técnicas diferentes, nossa responsabilidade na obra evangelizadora aumenta ainda mais.

A missão da TV Aparecida é muito semelhante à missão de Nossa Senhora: queremos aproximar filhas e filhos bem-amados do incansável e generoso amor de Deus. O Santuário Nacional, por meio da Rede Aparecida de Comunicação, quer transformar os lares brasileiros em verdadeiras Igrejas domésticas.

Uma rede de comunicação que evangeliza

Não são poucas as exigências de evangelizar em rede. É preciso construir sintonia, colaboração mútua, unidade, senso de pertença, reciprocidade, coerência com o Evangelho de Cristo e, principalmente, amor por aquilo que fazemos. Apesar de tantas exigências, não tenho dúvida de dizer que nossa melhor qualidade é ser uma família que ama Nossa Senhora e que professa a fé em Jesus Cristo.

Nenhuma exigência de evangelizar é maior do que a certeza de que ser família é nossa marca decisiva, nossa identidade e nosso jeito de ser. Ao comemorar mais um aniversário da TV Aparecida só tenho palavras para agradecer. Obrigado pelo seu apoio! Como sempre dizemos: “se chegamos até você é porque você cuida da gente”.

Graças à sua doação mensal conseguimos superar as exigências da evangelização. Obrigado por fazer parte da Família dos Devotos e pelo seu indispensável apoio à Rede Aparecida de Comunicação. Seu carinho é o melhor presente que a TV Aparecida poderia receber neste aniversário de 20 anos de fundação.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...