O documento sobre a vida litúrgica da Igreja Sacros-santo Concílio reconhece a importância da piedade popular como um caminho para se alimentar a espiritualidade cristã.
Com o passar do tempo o Magistério da Igreja fez publicar outros documentos que ressaltam os outros caminhos, que vão além da liturgia, para se alimentar a vida de fé de toda a comunidade eclesial, que é chamada a ser no mundo continuidade dos passos de Jesus, à luz do Espírito.
No tempo quaresmal uma das mais belas expressões da piedade popular são as caminhadas ou procissões penitenciais. A Quaresma é um tempo especial para se refletir sobre a necessidade diária de conversão, a partir de três atitudes concretas: oração, jejum e esmola.
Esses três gestos são apresentados pela própria Palavra de Deus, que na liturgia é oferecida de uma forma abundante, a fim de que o cristão trilhe um caminho que o conduz a uma mudança profunda de vida e mentalidade, com o propósito de se buscar uma existência que se assemelhe à de Cristo.
Uma das práticas indicadas pela Igreja para se viver o tempo quaresmal é aquela das procissões ou caminhadas penitenciais às sextas-feiras. Elas nos recordam a grande procissão do povo de Deus que saiu do Egito rumo à Terra Prometida, bem como os quarenta dias que Jesus passou no deserto em oração e jejum para superar as tentações do ter, ser e poder.
A caminhada penitencial é um caminho que nos educa para a conquista de uma fé consciente, ativa e frutuosa. Geradora de novos tempos e pessoas, em Cristo.
A procissão penitencial nos faz sensíveis às necessidades dos outros. Nos desperta para a constante busca por uma Igreja sinodal. Formada por homens e mulheres que sabem juntos sonhar um mundo novo, no qual todos se tratam e se reconhecem como irmãos uns dos outros.
A cruz como passagem para se alcançar a Ressurreição
A cada ano somos convidados a celebrar a Semana Santa, que tem seu auge com a celebração do Tríduo Pascal, para o qual deve convergir todo o ano litúrgico.
O Sacramento da Reconciliação e o Ano Jubilar
Estamos vivendo, como comunidade eclesial, um tempo especial e fecundo de jubileu.
Um livro com textos litúrgicos para bem celebrar o Jubileu de 2025
Em todas as partes do mundo os membros da comunidade cristã são exortados a celebrarem os 2025 da encarnação do Verbo de Deus, em meio à humanidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.