Revista de Aparecida

A procissão penitencial como caminho de encontro com o Senhor

Escrito por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R.

01 FEV 2024 - 00H00 (Atualizada em 01 FEV 2024 - 09H11)

O documento sobre a vida litúrgica da Igreja Sacros-santo Concílio reconhece a importância da piedade popular como um caminho para se alimentar a espiritualidade cristã.

Com o passar do tempo o Magistério da Igreja fez publicar outros documentos que ressaltam os outros caminhos, que vão além da liturgia, para se alimentar a vida de fé de toda a comunidade eclesial, que é chamada a ser no mundo continuidade dos passos de Jesus, à luz do Espírito.

No tempo quaresmal uma das mais belas expressões da piedade popular são as caminhadas ou procissões penitenciais. A Quaresma é um tempo especial para se refletir sobre a necessidade diária de conversão, a partir de três atitudes concretas: oração, jejum e esmola.

Esses três gestos são apresentados pela própria Palavra de Deus, que na liturgia é oferecida de uma forma abundante, a fim de que o cristão trilhe um caminho que o conduz a uma mudança profunda de vida e mentalidade, com o propósito de se buscar uma existência que se assemelhe à de Cristo.

Uma das práticas indicadas pela Igreja para se viver o tempo quaresmal é aquela das procissões ou caminhadas penitenciais às sextas-feiras. Elas nos recordam a grande procissão do povo de Deus que saiu do Egito rumo à Terra Prometidabem como os quarenta dias que Jesus passou no deserto em oração e jejum para superar as tentações do ter, ser e poder.

A caminhada penitencial é um caminho que nos educa para a conquista de uma fé consciente, ativa e frutuosa. Geradora de novos tempos e pessoas, em Cristo.

A procissão penitencial nos faz sensíveis às necessidades dos outros. Nos desperta para a constante busca por uma Igreja sinodal. Formada por homens e mulheres que sabem juntos sonhar um mundo novo, no qual todos se tratam e se reconhecem como irmãos uns dos outros.

receba a revista de aparecida em sua casa!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...