Comemorando quatro décadas dedicadas ao estudo da Mariologia, a Academia Marial de Aparecida realiza, no próximo sábado (19), duas apresentações da peça teatral “Mãe da Esperança”. A encenação acontece no Auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional, em Aparecida (SP), às 7h30 e às 10h30, com entrada gratuita.
Encenada pelo grupo Importa, de Pindamonhangaba (SP), a obra narra a história de uma mãe e suas duas filhas. Além da comemoração aniversária, a peça também está em sintonia com o Jubileu da Esperança, vivido pela Igreja Católica em 2025.
“A peça destaca Maria como a Mãe da Esperança, aquela que nos conduz a Jesus, nossa verdadeira esperança. A narrativa mostra como, mesmo em meio às dificuldades da vida cotidiana, a presença de Maria e a confiança em Deus renovam a fé e reacendem a esperança”, detalha a supervisora administrativa da Academia Marial, Eliane Cassiano.
O roteiro apresenta ainda temas da atualidade, provocando o público a pensar nos desafios do dia a dia. A dificuldade da convivência entre os irmãos, o uso do celular e a importância da fé são alguns dos assuntos abordados durante os 30 minutos de apresentação.
“A história se passa em um ambiente familiar, com uma mãe e duas filhas, representando uma família comum, que poderia ser a minha ou a sua. É uma história de oração, ação e renovação. Uma história de esperança que não depende das circunstâncias, mas da confiança em Deus. Assim como Maria, toda mãe tem o dom de transformar a vida dos filhos com amor e oração, iluminando seus caminhos e mostrando que, com Deus, é possível superar qualquer desafio”, contextualiza Eliane.
Programação de aniversário
As apresentações do teatro Mãe da Esperança integram uma série de ações que comemoram os 40 anos da Academia Marial de Aparecida. Na última quarta-feira (16), o aniversário da instituição foi comemorado com uma missa, às 18h, no Altar Central da Basílica.
“Além da Missa, haverá uma ação comemorativa voltada aos colaboradores e voluntários do Santuário Nacional e da Rede Aparecida, com uma palestra sobre a história de Maria de Nazaré e a importância de conhecê-la mais profundamente como modelo de fé, esperança e missão”, complementa a supervisora.
A Academia
A Academia Marial de Aparecida está localizada no 11º andar da Torre Brasília, no complexo do Santuário Nacional. Voltada para o estudo sobre a Virgem Maria, a instituição reúne especialistas no tema da Mariologia, além de promover atividades como o Congresso Mariológico e o Congresso Bíblico, ambos abertos ao público.
“A proposta da Academia Marial de Aparecida é oferecer uma reflexão teológica sobre Nossa Senhora, que faça ecoar os desafios da evangelização que brota do Santuário Nacional. Uma evangelização que une a piedade popular à Palavra de Deus”, conta o ex-diretor da Academia Marial de Aparecida, padre José Ulysses da Silva.
Entre as ações realizadas pela Academia para a popularização dos estudos sobre a Virgem Maria, está a publicação mensal de uma coluna na Revista de Aparecida. No espaço, disponível também em sua versão digital, acadêmicos ajudam os leitores a melhor conhecer a Mãe de Deus.
Conheça presentes de Aparecida recebidos pelo Papa Leão XIV
Presentes retratam o Santuário Nacional, a Família dos Devotos e a TV Aparecida e foram entregues em Audiência na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões Redentoristas
Aproveitando o período do Advento, os religiosos vêm ao Santuário realizar um trabalho pastoral para ajudar no atendimento aos peregrinos que por aqui passam.
Festejar a Padroeira do Brasil em sua Casa: uma peregrinação que muda vidas
Dia 12 de outubro de 2025, dia de Nossa Senhora Aparecida, dia da Padroeira do Brasil, dia também de prestar homenagens àquela que nos acolhe e cobre com seu manto, intercedendo por nós a cada passo que damos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.