Código Personalizado
Revista de Aparecida

As vestes litúrgicas: um sinal do ministério que ocupamos na celebração

O Batismo nos introduz na comunidade cristã e nos torna membros da Igreja, povo de Deus que caminha ao encontro do seu Senhor.

Escrito por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R.

29 OUT 2022 - 10H10 (Atualizada em 10 JAN 2023 - 16H02)

Na celebração do batismo, todos nós recebemos a veste batismal, que nos reveste do serviço que somos convidados a realizar, em prol do Reino de Deus, como povo sacerdotal.

Porém, no processo de amadurecimento da fé, nossa vocação cristã vai se realizando, através dos diversos ministérios que vamos assumindo, no seio da comunidade eclesial.

Todos os ministérios eclesiais são importantes para que o Reino de Deus atinja sua plenitude. Por isso, através da vida litúrgica da Igreja, os ministérios são celebrados e assumidos por toda a comunidade cristã, que é chamada a ser no mundo sacramento de salvação, isto é, caminho para que todos possam atingir seu Senhor. A vida litúrgica da Igreja é marcada por muitos sinais, que devem na sua essência comunicar a nobreza e a simplicidade da Liturgia Romana.

Entre os sinais encontramos as vestes litúrgicas, que indicam o serviço que cada um é chamado a exercer nessa comunidade que assume a missão de ser a continuadora da obra missionária de Jesus Cristo.

Os paramentos litúrgicos não devem gerar um distanciamento entre ministros ordenados e leigos, mas deve recordar ao coração daqueles que deles se revestem de que o modelo de serviço a ser seguido é o Cristo. O qual cingindo-se com a toalha reclinou-se diante dos seus discípulos, lavou-lhes os pés e os ensinou a fazer o mesmo.

Desse modo, os paramentos litúrgicos não devem brilhar pelo fausto, mas conduzir os membros da comunidade eclesial à tomada de consciência de que todos somos operários na vinha do Senhor.

Precisamos ainda recordar que as cores das vestes litúrgicas devem nos reportar aos diversos momentos vividos por Cristo, celebrados e atualizados no ciclo do ano litúrgico, por toda a comunidade cristã.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.