Eram 10h do dia 11 de novembro de 1955 quando o então cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta acionou a betoneira, iniciando assim a concretagem das primeiras sapatas da Nave Norte. As crônicas da época também destacam que, na ocasião, houve intensa participação dos devotos de Nossa Senhora.
A presença dos romeiros, aliás, esteve sempre registrada nas obras da nova Basílica. Com a grande afluência do povo, mesmo em meio a andaimes e obras, a estrutura bruta da Nave Norte acolheu, em 08 de dezembro de 1958, a instalação da Arquidiocese de Aparecida, criada pelo Venerável Papa Pio XII.
Foi somente em 21 de junho de 1959 que o atendimento aos romeiros tornou-se mais frequente na construção. Na época, não estava completo nem um quinto da atual construção. A partir dessa data, todos os domingos, o atendimento pastoral passou a acontecer nas obras do novo templo. Batizados, casamentos e confissões também passaram a ocorrer na nova estrutura.
Ainda que inacabada, a Nave Norte da Basílica continuou acolhendo outros eventos. Em 29 de junho de 1964, o primeiro cardeal-arcebispo de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, tomou posse solenemente na estrutura inacabada. Em 15 de agosto de 1967, também em meio a andaimes, a Rosa de Ouro, presenteada pelo Papa Paulo VI, foi ofertada de forma oficial à Padroeira do Brasil.
Ao longo dos 67 anos de construção, a estrutura de acolhida do Santuário Nacional continuou a ser aprimorada. Até hoje, graças à generosidade dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Casa da Padroeira do Brasil continua a ser edificada, como um grande monumento da fé do povo brasileiro àquela que é a Mãe de Deus e Nossa.
Faça parte da Família dos Devotos e ajude a Obra de Evangelização do Santuário Nacional.
Os mantos da Padroeira do Brasil
Ao longo da história, muitos foram os mantos que adornaram a Virgem Aparecida, garantindo a identidade que está sacramentada no imaginário popular.
O primeiro Santuário da Senhora Aparecida
Em 28 de novembro de 1893, o então bispo de São Paulo, Dom Lino Deodato de Carvalho, deu à Capela de Aparecida o título de Santuário Episcopal. O reconhecimento veio apenas cinco anos depois da inauguração do novo templo – que ocorreu em 1888.
Como era Aparecida em 1717?
“Aparecida, que deve sua origem histórica à passagem do Conde de Assumar, é a única cidade em que, por Divina Providência, a Imagem de sua Padroeira foi elevada à honra de sete altares, do primeiro oratório doméstico à majestade da Nova Basílica” - Padre Machado, Congresso da Padroeira: Aparecida na história e na literatura, 1979
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.