Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Revista de Aparecida

Caminho sinodal, um caminho de conversão

Tempo penitencial é oportunidade de fiéis caminharem em comunidade em preparação à Páscoa de Jesus

Escrito por Victor Hugo Barros

30 JAN 2026 - 07H00

Thiago Leon

Com início na Quarta-feira de Cinzas (18), a Quaresma é um tempo dedicado à conversão. O período é marcado pelos “exercícios espirituais, pelas liturgias penitenciais, peregrinações em sinal de penitência, privações voluntárias como o jejum e a esmola, partilha fraterna (obras caritativas e missionárias)” (CIC, 1438), realizados como forma de preparação para a Páscoa. Uma das formas de mudar o coração e as atitudes, atendendo ao principal chamado deste tempo litúrgico, é a vivência do caminho sinodal como caminho de conversão.

A sinodalidade começa onde a conversão dói: na escuta. Converter-se, biblicamente falando, é mudar de ideia”, contextualiza o Missionário Inaciano e professor de Teologia Bíblica, Frei Guilherme Anselmo.

A proposta do religioso repercute o pensamento do Papa Leão XIV. Em outubro de 2025, ao receber membros de equipes sinodais no Vaticano, o pontífice afirmou: “O dom da escuta é algo que creio que todos reconhecemos, mas que muitas vezes se perdeu em alguns setores da Igreja, e algo cujo valor acredito que devemos continuar a descobrir, começando pela escuta da Palavra de Deus, pela escuta recíproca, pela escuta da sabedoria que encontramos nos homens e mulheres, nos membros da Igreja”, salientou.

“A Quaresma nos chama a rasgar o coração, não as vestes. O caminho sinodal faz exatamente isso: tira a Igreja do piloto automático, questiona o clericalismo, desmonta a autorreferencialidade e nos devolve ao Evangelho vivido em comunhão”, completa o Frei.

As celebrações como expressão sinodal

Uma das marcas do tempo penitencial são as celebrações da piedade popular. Mais do que expressões de fé, elas demonstram como o espírito sinodal é vivido no dia a dia.

“Procissões, vias-sacras, novenas e romarias são experiências profundamente comunitárias. Ali ninguém caminha sozinho. A sinodalidade já está ali, em germe”, defende o sacerdote.

Esses momentos também podem ser oportunidade de a comunidade caminhar junta na organização das principais cerimônias religiosas do ano. “A sinodalidade prepara o coração para celebrar, e a celebração fortalece o caminho sinodal”, garante o religioso.

“Preparar a Páscoa de forma sinodal significa envolver a comunidade inteira no processo: escuta, partilha, corresponsabilidade. Isso vale para a escolha de sinais, linguagens, ministérios e até dos silêncios celebrativos”, sugere.

Essas ações, quando abraçadas por todos os participantes das paróquias e comunidades, auxiliam naquilo que é proposto pela Quaresma. “Conversão não é sentimento piedoso; é mudança de postura. Quando a comunidade discerne junta, erra menos sozinha e acerta mais em comunhão”, assinala Frei Guilherme.

Quaresma

Composto por quarenta dias, o tempo quaresmal segue até o dia 02 de abril, encerrando-se na Quinta-feira Santa. Os dias recordam o período em que Jesus passou no deserto e são marcados pelos fiéis, sobretudo, pela prática da oração, do jejum e da caridade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Querido(a) devoto(a),

Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.

Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.

Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:

local_phone  0300 2 10 12 10

phone_android  WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.

arrow_forward Clique Aqui


Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida

Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.