A celebração da eucaristia é uma das mais belas expressões proféticas da Igreja discípula-missionária do Senhor. Desde as primeiras comunidades cristãs ela sempre foi vista ao lado da prática da caridade. Aliás, não é possível participar da celebração eucarística se não desejamos ter um coração caridoso e voltado para o cuidado do próximo.
O testemunho mais antigo dos Padres da Igreja sobre a prática da celebração eucarística e que nos remete ao II século do cristianismo, nos apresenta um grande ensinamento sobre a íntima relação existente entre eucaristia e caridade. Justino de Roma em sua obra Apologia explica como se dava tal celebração, afirmando que existia um momento de escuta da Palavra e depois o momento da oração de ação de graças sobre o pão e o vinho, que tornando pela oração da Igreja, no Espírito, alimentos eucaristizados, eram distribuídos aos presentes e aos doentes que não podiam participar da reunião, por meio dos diáconos que iam ao encontro deles.
Entretanto, a participação na celebração do dia do Senhor implicava um compromisso concreto de cuidado para com os necessitados da comunidade. O autor do testemunho, ao concluir o texto, afirma: os membros da comunidade após se alimentarem do Corpo e do Sangue do Senhor, eram convidados à partilha. Aqueles que possuíam um pouco mais que os outros, eram chamados a depositar aos pés do altar parte desses bens, a fim de que aquele que presidia a comunidade encaminhasse a justa divisão entre os que nada tinham.
A sensibilidade e cuidado com o outro, que decorria da celebração eucarística no passado, deve ainda hoje iluminar nossas ações cristãs. Não podemos apenas cantar que os cristãos no passado tinham tudo em comum, é preciso fazer que isso seja hoje uma realidade em nossa história.
Os sinais da esperança na liturgia do Natal
A liturgia do ciclo do natal que compreende o Tempo do Advento e o Tempo do Natal, nos convida a algumas importantes atitudes.
Na tua luz viveremos
Em novembro, a comunidade eclesial é exortada a fazer memória dos seus fiéis defuntos, à luz do mistério da ressurreição de Cristo.
A liturgia das horas na celebração do Ano Jubilar
Muitas são as formas de a Igreja se colocar em oração, uma delas é pela celebração da Liturgia das Horas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.