Revista de Aparecida

Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!

Leia na íntegra a reflexão do arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, no 1º dia da Novena da Padroeira do Brasil 2025

Escrito por Revista de Aparecida

04 OUT 2025 - 10H00

Thiago Leon

Caríssimos irmãos e irmãs, romeiros e devotos de Nossa Senhora Aparecida. Eu começo com essa saudação recordando tantos que aqui chegam com o amor tão grande à Nossa Senhora. Como aquele que preside essa igreja, Dom Orlando Brandes, a quem agradeço o convite para estar aqui. E o senhor é o primeiro romeiro, de cada dia, que está aqui a nos acolher. Obrigado, Dom Orlando.

Quero saudar também meu irmão, Dom Evaristo Spengler, bispo de Roraima, nossa “Igreja irmã”, lá de Santa Maria. Na pessoa dos irmãos bispos, saudar. Na pessoa do Padre Eduardo Catalfo, (saudar) todos os redentoristas, todos os presbíteros que aqui estão, os diáconos, a vida consagrada e cada irmão, cada irmã. 

Começamos a Novena da Padroeira. Aqui, em Aparecida, os corações batem juntos. É um só coração. Você já imaginou quanta súplica e quanto agradecimento? Hoje à tarde, quando eu passava em frente a Imagem pequenina de Nossa Senhora, quase não dava para passar, porque cada um ficava um tempo. Muitos agradecendo, tantos pedindo.

Ninguém, ninguém sai de Aparecida com as mãos vazias. Talvez não receba o que pediu, mas de mãos vazias não sai. Por isso que viemos aqui. E eu me faço nesta noite, junto com você, que está em casa, também romeiro, também devoto, talvez mais, filho, filho de Nossa Senhora, para sermos cada vez mais irmãos. 


Thiago Leon Thiago Leon

Este ano, a Novena de Nossa Senhora Aparecida fala de Mãe da Esperança, Mãe da Esperança, que nos faz conhecer Jesus, conhecer Jesus e cuidar da vida. Eu queria começar destacando que na procissão, quando entrou a imagem, na frente vieram crianças com seus catequistas. Que imagem bonita! 

Você lembra de quem lhe ensinou a rezar? Quem lhe ensinou a rezar o Pai Nosso, a Ave Maria? Quem foi seu catequista primeiro? Eu vi as crianças com o rosário. Quem sabe nós paramos um instante agora? E você e eu vamos agradecer quem nos ensinou a falar com Deus. Reze um instante.

Lembre daquele pai, daquela mãe, daquele vô, daquela vó, daquela catequista que lhe ajudou a estar aqui hoje. E digamos juntos, obrigado Senhor, por tantas pessoas.

Mas Mãe da Esperança, que nos faz conhecer Jesus, e o tema desta noite: verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Aquele carro andor, se podemos dizer assim, aquela beleza que trouxe a Nossa Senhora, tinha o Menino Jesus. Lembrou para nós o presépio. Deus se fez carne e habitou entre nós. 

Alguém diria, mas isso eu já sei.Mas será que sabemos só com a cabeça ou sabemos com o coração também? 


Deus, que habita uma luz inacessível. Deus de Deus, luz da luz, diz o Creio Niceno, Ele foi enviado aqui por nós, para nós, pelo Pai.

Como disse a leitura da Carta aos Galatas. Deus enviou seu filho, nascido de mulher. Vocês sabem que esse é o texto mais antigo que se refere à Nossa Senhora. É mais antigo que os evangelhos. É o primeiro escrito do Novo Testamento que diz que Jesus veio de uma mulher. Ele habitou nove meses no ventre de Maria.

Levante a mão por favor aqui, quem é mãe. 

Mãe, você já imaginou carregar no seu ventre, nove meses o Criador do Mundo? Aquele que fixou as estrelas e mediu o mar com a palma de sua mão? Ela fez isso. A Menina de Nazaré. Mas, por favor, nasceu de uma mulher. 

Nós, às vezes, olhando Nossa Senhora, com a grandeza e a beleza desse Santuário, não podemos imaginar ela indo ao poço buscar água, cozinhando um alimento para Jesus, amamentando ele com seu leite.

Pois é preciso entender que esta Maria, que nós amamos tanto, é uma mãe, é uma mulher, e esta mulher cuidou de Jesus. E esta mulher é chamada mãe da esperança, porque esperou contra toda esperança

Irmão e irmã, nunca se desespere, nunca. Maria tinha tudo para perder a esperança. O mistério de ser a mãe de uma criança tão especial. O mistério de uma mãe que viu seu filho morrer na cruz. O mistério de não entender tudo, mas Maria mantêm a esperança. 

Duas coisas matam a alma humana, isso nos diz santo Agostinho: desespero, falta de esperança.

Você já viu quando a pessoa perde a esperança como parece que não tem mais alma? Fica apática, triste, deprimida. Mas tem outra coisa também que mata a alma humana: presunção, falsa esperança. Aquele que diz, eu não preciso de nada, eu já tenho tudo. Vai dar tudo certo, eu me garanto. 

Nem falta, nem falsa esperança. Maria é esperança humilde, concreta porque espera em Deus o único e verdadeiro.

Pois bem, meus irmãos, meus irmãs, esse Jesus que se fez carne, entrou na história, ficou sujeito a lei. Ele era judeu. Ele cumpria a lei dos judeus, a tradição, a cultura, os ritos.

Isto mostra para nós que lá onde eu estou, na cidade onde eu moro, no trabalho que eu tenho, na família onde eu estou, eu não posso perder esperança e eu devo servir a Deus. Cada padre em sua paróquia, cada pai e mãe em sua família, lá é o lugar onde, como diz São Francisco de Sales, devo florescer onde Deus me plantou. Vamos repetir? Devo florescer onde Deus me plantou. Como é que está lá?

Irmãs, como é que está? Está florescendo lá no convento? Como é que está? Elas dizem que sim, que coisa boa. Pai e mãe, está florescendo lá na família? É fácil dizer sim. Precisamos, precisamos produzir frutos desta liberdade que Deus nos dá como seus filhos.

Porque Mãe da esperança, desse filho que é Deus, verdadeiro Deus, verdadeiro homem, que se encarnou no vento de Maria, veio sob a... assumiu a condição humana até nas necessidades próprias de quem vive sob o julgo da lei. Mas nos libertou, nos libertou para que sejamos todos nós também irmãos, porque somos filhos e não mais escravos, somos filhos.

Se somos filhos, somos irmãos. Se somos irmãos, cuidamos uns dos outros. Um irmão se preocupa com o outro.

Um irmão se preocupa com a criança que está por nascer. Um irmão se preocupa com os adolescentes e jovens. Um irmão se preocupa com o idoso, que não sobre o idoso, que ele sempre tem a lugar em nossa sociedade.

Se preocupa com os doentes. Vocês viram como nós corremos tanto que quase não temos mais tempo nem de cuidar dos doentes. Se preocupa também com a natureza, com a ambiente, cuidar da Casa Comum. A única que nós temos é essa casa. E se preocupa com o Brasil. 

Eu gostaria de fazer uma prece aqui e lhe convidar. O Brasil não precisa de muita oração? E como precisa? Os jovens são os primeiros a dizer ajudem nos vocês que são mais velhos. O Brasil precisa de muita esperança, de muita oração e tem que começar em casa. Porque a gente sempre quer que o governo melhore, mas dentro de casa tem um caos.

Comecemos na paróquia. Como é que vai a relação na paróquia? Como é que vai a relação na empresa, no trabalho? Como é que vai lá na família? É claro que temos que melhorar a política, a economia, a cultura. Você seja de que time for, que partido for. Uma coisa é certa. Precisamos de muita oração e muita esperança. E por favor, não perca a esperança.

Deixa eu citar um querido que é o nosso Papa Francisco que dizia assim: não deixem roubar a esperança. Não sei se eu posso fazer um pacto com vocês, acho que posso. Que ninguém saia desse Santuário hoje sem esperança!

Thiago Leon Thiago Leon


Não sei o que está passando no seu coração e não sei qual é o problema que está vivendo. Você está vendo o tamanho daquela Mãe lá em cima? Olha o tamanho dela. Uma Imagem quebrada, jogada, reconstruída pela devoção do povo. Hoje, ela reúne milhares de pessoas aqui para reconstruir a vida. Só perde a esperança, quem não sabe quem é a esperança: é Jesus. É Jesus. 

Por isso, eu queria concluir a mensagem dizendo assim: Bendito seja Deus que nos enviou seu Filho nascido de mulher.

Vamos dizer isso? Bendito seja Deus que mandou seu filho nascido de mulher. 

Não percamos a esperança. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Não percamos a esperança em Deus, nosso Senhor.

Amém.


Fonte: Dom Leomar Brustolin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Revista de Aparecida, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...