Devotos acompanham Via-Sacra no Morro do Cruzeiro, em Aparecida (SP), durante as sextas-feiras da Quaresma
Já conhecemos o conceito de sinodalidade, amplamente apresentado em nossos canais sobre a temática. A partir desse pretexto, podemos avançar em uma perspectiva muito difundida também pelo Papa Francisco em seu pontificado: a oração.
A sinodalidade, para ser fortalecida e aplicada, necessita de oração entre os fiéis para a continuidade das ações na vida em comunidade: “sem oração não se pode ficar de pé e não se sabe para onde ir”, (Papa Francisco - audiência para os Institutos das Filhas do Divino Zelo e dos Rogacionistas do Coração de Jesus -18 de setembro de 2023).
Um período propício para essa prática é a Quaresma, um momento de reaproximação com Deus em sua infinita misericórdia. O Pai que acolhe os seus filhos e nos aproxima de volta a centralidade da vida: “porque este meu filho estava morto e reviveu; estava perdido e foi encontrado”, (Lc 15,24).
O Papa Leão XIV também apresenta a Quaresma como uma oportunidade de mudança de hábitos e escolhas, sendo caminho para “aprofundar a nossa consciência e o nosso amor pelo Senhor, para examinar os nossos corações e as nossas vidas, bem como para concentrar novamente o nosso olhar em Jesus e em seu amor por nós”, (Papa Leão XIV - Audiência Geral de 11 de fevereiro de 2026).
Citando o Documento de Aparecida, na Exortação Evangelii Gaudium, o Papa Francisco relata a importância da cultura das Celebrações de Piedade Popular: “no Documento de Aparecida, descrevem-se as riquezas que o Espírito Santo explicita na piedade popular por sua iniciativa gratuita”, (Evangelii Gaudium, 124) e ainda: “as expressões da piedade popular têm muito que nos ensinar”, (Evangelii Gaudium, 126).
Sendo assim, uma das ferramentas que podemos utilizar para a Quaresma são as Celebrações de Piedade Popular que nos aprofundam nas vivências de experiências comunitárias e individuais. Aqui, mencionamos algumas: a Via-Sacra, a oração do Santo Terço e a contemplação ao crucificado. Além também o que a Igreja recomenda: a caridade, o jejum e a abstinência.
Dessa forma, a Igreja nos convida neste período da Quaresma a nos aproximar de Deus e também do irmão, na construção de comunidades e relações sinodais, vividas na essência, conforme apresentado no relatório final do Sínodo (2021-2024), a partir da “Comunhão, Participação e Missão”.
Gesto oracional da Quaresma
Outras formas de reflexão podem ser utilizadas neste período, uma delas é o podcast da Família dos Devotos, na sessão Deus em Minha Casa, da Revista de Aparecida.
Disponível no Spotify, o material contém a reflexão diária do Evangelho com orações para o fortalecimento da caminhada da Quaresma, elaboradas pelo Pe. Flávio Cavalca de Castro, C.Ss.R. A produção é em parceria com os Núcleos de Publicação e Digital da Família dos Devotos, com colaboração da Rádio Aparecida.
Vamos juntos viver esse propósito? Clique aqui e tenha acesso agora mesmo aos conteúdos!
Leia mais conteúdos sobre sinodalidade
Conheça mais temas relacionados a sinodalidade, acesse a12.com/sinodalidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.