Certamente você já ouviu falar sobre sinodalidade. O termo, que se popularizou a partir de 2021 com a realização do Sínodo sobre a Sinodalidade, ainda gera dúvidas sobre seu significado.
Mais do que uma palavra difícil, a sinodalidade é definida pelo Papa Leão XIV como “um estilo, uma atitude que nos ajuda a ser Igreja”, como afirmou o pontífice durante uma reunião com o 16º concílio ordinário do Sínodo em Roma, em 26 de junho.
O pensamento do Romano Pontífice retoma a ideia de seu antecessor, Francisco. Em um encontro realizado em setembro de 2021 com clérigos da Diocese de Roma, Bergoglio afirmou que “a sinodalidade expressa a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão. E por isso falamos de Igreja sinodal, evitando, no entanto, considerar que seja um título entre outros, um modo de pensá-la que prevê alternativas”, definiu o papa, morto em abril deste ano.
“Sinodalidade quer dizer a gente viver em harmonia com os diferentes”, define o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. “A sinodalidade é como uma grande orquestra com instrumentos diferentes, quer dizer, carismas diferentes, mas em harmonia”, completa.
Do conceito à prática
A sinodalidade possui desdobramentos práticos que, na visão de Dom Orlando, “ajuda a nossa participação, a nossa comunhão e a nossa missão”. De acordo com o prelado, eles podem ser aplicados em diferentes situações da vida cotidiana.
“O casamento, a família é também uma oportunidade ímpar para a gente viver a sinodalidade. Os irmãos entre si, marido e mulher entre si, pais e filhos, vivendo a sinodalidade no dia a dia”, destaca o religioso.
“No lugar do nosso trabalho nós não somos inimigos, nós não somos estranhos. Onde trabalhamos, na fábrica, seja onde for, a gente se sentir família, caminharmos juntos, se dar bem”, continua.
Para isso, antes de tudo, é preciso reconhecer o valor do outro e estar aberto às contribuições do próximo. “A sinodalidade supõe escuta, muita escuta, muito diálogo, para chegarmos a essa convivência dos diferentes, mas sempre respeitando a dignidade do outro”, finaliza o arcebispo.
Ficou interessado pelo tema e quer saber mais sobre a Sinodalidade? Acesse A12.com/sinodalidade e venha caminhar junto com a Igreja!
Uma janela aberta para a sinodalidade
O Santuário Nacional acolheu, em 2025, cerca de 10 milhões de peregrinos, vindos de diversas partes do Brasil.
O mistério de um Deus que vem caminhar junto conosco
Natal celebra o nascimento de Jesus, momento de alegria, fé e reflexão sobre o amor de Deus que caminha conosco.
A construção da Basílica de Aparecida como sinal de sinodalidade
Início efetivo das obras do Santuário Nacional, que, há 70 anos, segue sendo edificado graças à ajuda dos devotos da Padroeira do Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.