Por Matheus Azevedo
O Apóstolo Paulo, conhecido como um dos discípulos de Cristo, vivenciou e testemunhou a peregrinação como sinal de conversão e evangelização, tornando-se um sinal concreto de fortalecimento da fé na caminhada. Esses relatos estão descritos no livro dos Atos dos Apóstolos.
Como gesto de unidade dos fiéis, em 2025 o Santuário Nacional de Aparecida recebeu mais de 10,5 milhões de pessoas, um aumento de 15% em relação ao ano de 2024. Romarias, grupos, pastorais, movimentos e famílias realizaram o ato de caminhar como forma de render graças a Deus pelas conquistas, súplicas e pelo revigoramento da espiritualidade.
As diversas expressões interligadas no Santuário Nacional têm o mesmo objetivo: vivenciar a experiência de Cristo nos sinais visíveis em Aparecida, caracterizados como gestos sinodais.
É por meio desse caminhar em direção aos pontos do Santuário, em busca do refrigério espiritual, que os fiéis são acolhidos pelos missionários redentoristas, funcionários e colaboradores, promovendo a escuta, o diálogo e a participação ativa nas diversas ações propostas.
Foi no peregrinar que Paulo teve o seu encontro com Cristo, “enquanto estava a caminho e me aproximava de Damasco, de repente, por volta do meio-dia, uma grande luz vinda do céu me envolveu com seu brilho. Caí no chão e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saul, Saul, por que me persegues?’. Respondi: ‘Quem és tu, Senhor?’. Disse-me: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues’” (At 22,6).
A passagem apresentada descreve Paulo que, após o encontro com o Senhor, iniciou uma nova etapa em sua vida: testemunhar e anunciar a mensagem salvífica aos povos. Portanto, percorrer os lugares sagrados fortalece nossa missão e compromisso com o Reino de Deus.
Os gestos de peregrinar, além de nos apresentarem as realidades de fé de cada indivíduo, também fortalecem o espírito de sinodalidade na “Comunhão, Participação e Missão”.
“Nos diversos contextos em que se enraízam as Igrejas particulares, o Povo de Deus anuncia e testemunha a Boa Nova da salvação; vivendo no mundo e para o mundo, caminha juntamente com todos os povos da terra, dialoga com as suas religiões e as suas culturas, reconhecendo nelas as sementes do Verbo e avança em direção ao Reino” (Documento Final do Sínodo, p. 9).
Ficou interessado pelo tema e quer saber mais sobre a Sinodalidade? Acesse A12.com/sinodalidade e venha caminhar junto com a Igreja!
Caminho sinodal, um caminho de conversão
Com início na Quarta-feira de Cinzas (18), a Quaresma é um tempo dedicado à conversão. Uma das marcas do tempo penitencial são as celebrações da piedade popular.
O que é sinodalidade?
A sinodalidade é um estilo de ser Igreja baseado em escuta, harmonia e convivência entre diferentes, guiando comunhão, missão e participação.
Uma janela aberta para a sinodalidade
O Santuário Nacional acolheu, em 2025, cerca de 10 milhões de peregrinos, vindos de diversas partes do Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.