Revista de Aparecida

De onde vêm os papas? Conheça os países de origem dos pontífices romanos

Itália, França e Alemanha lideram ranking com maior número de papas nascidos em seus territórios. Maior país católico do mundo, Brasil nunca teve um de seus cidadãos eleitos para o Trono de São Pedro.

Escrito por Victor Hugo Barros

06 MAI 2025 - 15H16 (Atualizada em 06 MAI 2025 - 16H11)

Vatican Media

O mundo conhecerá um novo Papa a partir da próxima quarta-feira (07), quando os cardeais se reunirão na Capela Sistina durante o Conclave, que só termina quando dois terços dos 133 eleitores escolherem um nome em comum. Quando o “Habemus Papam” revelar o nome do eleito, o mundo saberá quem será o novo líder da Igreja Católica, responsável por 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.

A universalidade da Igreja também é expressa nas diversas nacionalidades que assumiram o pontificado ao longo dos anos.


82% dos pontífices da Igreja Católica são de origem italiana


Recorde de papas

O país com o maior número de papas é a Itália. Dos 266 eleitos na história, 217 são italianos, cerca de 82% do total.

Por 456 anos, entre o pontificado de Adriano VI, único Papa holandês, e João Paulo II, originário da Polônia, apenas cardeais nascidos na Itália se sentaram no Trono de São Pedro. Ao todo, 45 italianos vestiram a batina branca no período.

O último pontífice proveniente do “país da bota” foi João Paulo I, que reinou por 33 dias, entre 26 de agosto de 1978 e 28 de setembro do mesmo ano. Foi ele quem encerrou o secular período de papas italianos e, desde então, nenhum outro cardeal nascido em território italiano foi eleito Sucessor de São Pedro.

Vatican Media
Vatican Media
A cidade de Avignon, no Sul da França, sede do papado no século XIV


O Papado de Avignon e a influência na nacionalidade pontifícia

A França é o segundo país com o maior número de papas. Ao longo da história, 16 pontífices tiveram origem francesa.

O período de maior influência do país no pontificado aconteceu durante o século XIV. Na época, os pontífices passaram a reinar sobre a Igreja a partir da cidade de Avignon, no Sul da França.

Durante o chamado Papado de Avignon, que durou de 1309 a 1377, apenas franceses exerceram o pontificado. Ao todo, sete sucessores de São Pedro governaram a Igreja nos quase 70 anos em que a Sé Apostólica foi estabelecida na cidade francesa.

giulio napolitano/ Shutterstock
giulio napolitano/ Shutterstock
Bento XVI foi um dos seis papas alemães da Igreja


Da Alemanha para Roma

A Alemanha é o terceiro país com maior número de Papas. Seis pontífices romanos tiveram origem alemã nos quase dois mil anos de história da Igreja.

Os alemães viram recentemente um de seus conterrâneos assumir a Cátedra de Pedro. Bento XVI, eleito Papa em 2005, tem sua origem na cidade de Marktl am Inn, no sul da Baviera.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros
São Pedro, primeiro papa da Igreja


Ligados pelo mar e pelo pontificado

Outros dois países, integrantes da região geográfica chamada de Mediterrâneo Oriental, acumulam um significativo número de pontífices, quando comparadas a outras nações.

A Síria, um dos primeiros lugares a serem evangelizados e berço de importantes líderes da Era Apostólica, é o quarto país com maior número de papas. Ao longo da história, cinco sírios reinaram sobre a Igreja. Inclusive o primeiro Papa, São Pedro.

Também integrante do Mediterrâneo Oriental, a Grécia é a terra natal de quatro pontífices romanos. Entre eles, Eleutério, 13º Papa, que teve um papel importante para a organização da Igreja nascente.

VATICAN MEDIA
VATICAN MEDIA
Francisco, primeiro Papa latino-americano


Outros países de proveniência

Outros países acumulam em sua história um número menor de pontífices nascidos em seus territórios.

A Espanha, por exemplo, possui apenas dois de seus cidadãos entre as listas de papas. O primeiro deles, São Calisto I, foi responsável pela administração das famosas Catacumbas de São Calisto, localizadas na Via Ápia.

A Argentina foi o primeiro país latino-americano a ver um dos nascidos em seus territórios a ocupar o Trono de São Pedro. Em 2013, o Papa Francisco se tornou o primeiro argentino da história a suceder o Príncipe dos Apóstolos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...