Deus nos chama por causa de um grande amor: “a esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5). Toda vocação é iniciativa divina. A Palavra nos diz: “Eu vos escolhi” (Jo 15,16) para que possamos caminhar pela fé. A graça nunca vai faltar àqueles que têm coragem de arriscar-se pela promessa de Deus, que sempre se responsabiliza por seu vocacionado. Numa vocação conjugam-se a obra da graça e o esforço humano.
O mês vocacional 2025 convida a Igreja no Brasil a considerar o chamado que Deus faz a cada um nas diferentes vocações e, neste ano marcado pelo jubileu ordinário, queremos ser no mundo sinais de esperança. O tema proposto - “Peregrinos porque chamados” se refere a alcançar uma meta, uma vez chamados queremos fazer um caminho certo para a felicidade.
A nossa vocação comum é a consagração realizada no Sacramento do Batismo: isto nos torna Missionários. A partir desta raiz a grande vocação de todos é a Alegria da Santidade. O Documento de Aparecida diz que a adesão a Jesus Cristo e o encantamento por sua pessoa nos tornam “Discípulos-Missionários a serviço da vida”, pois a vida verdadeira só a encontramos em Cristo.
“É preciso deixar tudo para ganhar tudo” afirmava Santo Afonso Maria de Ligório, estar pronto para a radicalidade da vida. Deus nos dá chances e a palavra de Jesus nos encoraja: “Eu estarei com vocês”. Por isso, é necessário promover uma cultura vocacional.
A vocação da Família dos Devotos é Evangelizar. Vamos viver o chamado que Deus nos faz a cada dia e celebrar o amor que anuncia a esperança, porque “o Espírito do Senhor está sobre nós e nos envia” (Lc 4,18).
Que a Mãe das Vocações interceda por nós e, ao contemplar Maria, a vocacionada do Pai, tenhamos a certeza de que o caminho que seguimos nos conduzirá para a Alegria do Evangelho.
O mistério de um Deus que vem caminhar junto conosco
Natal celebra o nascimento de Jesus, momento de alegria, fé e reflexão sobre o amor de Deus que caminha conosco.
A construção da Basílica de Aparecida como sinal de sinodalidade
Início efetivo das obras do Santuário Nacional, que, há 70 anos, segue sendo edificado graças à ajuda dos devotos da Padroeira do Brasil.
Eucaristia, pão da comunhão e da sinodalidade
A Eucaristia também é o pão que “interpela a vida através da missão e do ministério pastoral, dando impulso à caridade dentro e fora da Igreja”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.