Por Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida Atualizada em 02 MAI 2024 - 09H29

Espírito de Deus Pedagogo do Ser Humano

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
O "sopro de vida" é o próprio Espírito Santo

Pela fé cristã sabemos que o Espírito de Deus nos guia por meio de três virtudes: Fé, Esperança e Caridade. São chamadas virtudes “teologais”, isto é, por elas passa toda ação do Espírito de Deus em nós. Para entender isso, precisamos entender um pouco de nós mesmos.

Vejamos: Todo ser humano, antes de qualquer religião, tem crenças, esperanças e busca um ambiente favorável para sua vida. Entre inseguranças e incertezas lutamos para criar um ambiente de confiança. A confiança é o lado prático da Fé. A esperança dá resposta às incertezas, e o ambiente favorável é o que a fé cristã propõe como caridade, um ambiente solidário. Em síntese, todo ser humano vive de crenças, de esperanças e de um ambiente favorável à sua vida. A questão é qual a consistência das crenças, das esperanças e do ambiente bom para os seres humanos. A história da humanidade e o que vemos hoje mostram nossa incompetência para realizar isso. Essa seria a missão das religiões, mas elas acabam fazendo a figura do Deus de suas crenças segundo os interesses de cada uma, e até se dividindo entre elas. Jesus viu isso no seu tempo.

Filho de Deus feito humano, Ele veio para nos revelar o verdadeiro rosto de Deus que ama a Humanidade de modo infinito, e para ensinar como se aceita e se aprende esse Amor em nossa vida lidando com os males que nos atingem, nossas incertezas e inseguranças. Ensinou isso com palavras e com sua própria vida, amando ao extremo de dar sua vida. Antes de ser crucificado e ressurgir, garantiu que Deus Pai amoroso envia o Espírito do Seu Filho que nos ensina todas essas coisas (Jo 14,26).

A ação do Espírito de Deus em nós é, portanto, pedagógica: mostra que Ele próprio teve as tentações de usar suas habilidades para viver na abundância, acumular riquezas, ter fama, fazer loucuras sem consequências; experimentou a agonia de sangue nas incertezas, e até se perguntou se Deus não o havia abandonado. Mas morreu confiando. O Espírito nos ensina a fazer, não o que Ele fez, mas como Ele durante a vida. Ensina não só o lado agradável de seus ensinamentos, mas também do lado do “Cristo crucificado” (1Cor 1,23). Assim, somos aprendizes da Fé e da Esperança para viver a Caridade, pois no fim só a Caridade vai durar (1Cor 13,8).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...