Revista de Aparecida

Igrejas jubilares: lugares de experiência de Deus

Escrito por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R.

28 JUL 2025 - 07H00 (Atualizada em 31 JUL 2025 - 09H40)

Gustavo Marcelino

No caminho do Ano Jubilar, muitas são as formas de viver e experimentar a graça deste tempo especial de celebração oferecido pela Igreja aos seus membros. Umas das formas está nas peregrinações às Igrejas jubilares. Nesses lugares somos chamados a viver alguns ritos e a rezar algumas orações, com o intuito de tomarmos consciência de que um Ano Jubilar é sempre um convite à vivência de um tempo propício de conversão e de acolhida da graça atuante de Deus em nossas vidas.

Neste Ano Jubilar, diferente de outros já vividos e celebrados pela comunidade eclesial, o Papa Francisco, que convocou este tempo de celebração, nos exorta a render ação de graças pelos 2025 anos do nascimento de Cristo, a esperança que não nos confunde, visitando as Igrejas jubilares, como espaços de experiência de Deus, em vista da missão. Em cada diocese determinaram-se lugares de peregrinação, a fim de que os cristãos possam viver por meio de ritos e preces este tempo de renovação da fé, que alimenta o coração missionário de uma Igreja presente em todas as partes do mundo e que é chamada a evangelizar.

Um Ano Jubilar é sempre marcado por momentos fortes de celebrações. Por isso, a eleição de lugares para a celebração deste ano é sinal concreto de uma Igreja que se utiliza deste tempo para evangelizar e, por meio dessa ação, formar os seus membros para uma vida de fé ativa e consciente, profética e transformadora.

Peregrinar a uma Igreja jubilar é predispor-se a deixar-se envolver por Cristo. É permitir-se plasmar e formar-se pela sua Palavra, que deve guiar toda a vida cristã. Colocando-se assim a serviço do anúncio da esperança, que não nos confunde, mas que nos faz humildes trabalhadores na vinha do Senhor. Neste ano jubilar, o grande convite que o Senhor faz não é outro do que nos despertamos para a consciência de que somos uma Igreja discípulo-missionária a serviço da vida, em um mundo ferido.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...