Código Personalizado
Revista de Aparecida

O amor de Deus a partir da Encarnação, Eucaristia e Paixão

Jesus: dom do Pai para nossa Redenção

Escrito por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R.

10 DEZ 2022 - 17H27 (Atualizada em 21 DEZ 2022 - 14H53)

Wikimedia Commons

Para que a certeza do amor de Deus por cada um de nós não fique somente em conceitos ou ideias, contamos com expressões palpáveis e muito concretas que nos permitem contemplar e sentir a proximidade e verdade desse amor. São os chamados mistérios da fé cristã, porém, sem terem a conotação de algo escondido ou inacessível, mas que na realidade ultrapassam a lógica humana e não se esgotam em nenhuma maneira de compreensão mais racional. Eles estão na perspectiva do amor criativo e incondicional de Deus por cada pessoa humana.

A Encarnação representa a livre decisão de um Deus apaixonado que, por amar infinitamente a humanidade, assume a condição humana para demonstrar sua proximidade e solidariedade com o destino da nossa história. De tal modo que se torna patente o quanto mais humanos formos, mais semelhantes a Ele nós seremos! “Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único” (Jo 3,16). O seu assumir nossa carne nos enche de esperança e nos faz sentirmo-nos profundamente amados!

A paixão é a consequência coerente de um amor verdadeiro e fiel. Jesus mesmo afirmou que: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13).

A Eucaristia é o sinal da perpetuidade de um amor capaz de fazer-se sacramento-alimento! Através de elementos tão singelos (pão e vinho), Deus escolhe permanecer definitivamente nutrindo a esperança do seu Povo. Cada vez que a partilha acontece entre nós é o seu amor que se multiplica em nós e para os outros! “Fazei isso em memória de mim” (1Cor 11,24)! É o memorial do amor provocando nossa resposta de amor!

A realidade do amor comporta sempre a entrega e doação, até mesmo da própria vida! O sofrimento não detém a última palavra, mas é a demonstração mais plausível de um amor perseverante e leal. É o modo mais garantido de colocar o coração humano no compasso do amor divino, pois nasce das entranhas do ser amante!

Enfim, são esses elementos que compõem o fundamento da espiritualidade cristã e delineiam a própria redenção de toda a humanidade. Pois são situações nas quais transbordam o amor de Deus, em Jesus Cristo, para a salvação de todos! Ademais, ao acolhermos reverencialmente essas manifestações nos sentimos convidados e envolvidos a responder com a mesma medida de amor para que tudo se transforme, segundo a vontade e o projeto de Deus!


Clique aqui e participe da Família dos Devotos!

Ajude a Obra Evangelizadora da Casa da Mãe Aparecida!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.