Para que a certeza do amor de Deus por cada um de nós não fique somente em conceitos ou ideias, contamos com expressões palpáveis e muito concretas que nos permitem contemplar e sentir a proximidade e verdade desse amor. São os chamados mistérios da fé cristã, porém, sem terem a conotação de algo escondido ou inacessível, mas que na realidade ultrapassam a lógica humana e não se esgotam em nenhuma maneira de compreensão mais racional. Eles estão na perspectiva do amor criativo e incondicional de Deus por cada pessoa humana.
A Encarnação representa a livre decisão de um Deus apaixonado que, por amar infinitamente a humanidade, assume a condição humana para demonstrar sua proximidade e solidariedade com o destino da nossa história. De tal modo que se torna patente o quanto mais humanos formos, mais semelhantes a Ele nós seremos! “Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único” (Jo 3,16). O seu assumir nossa carne nos enche de esperança e nos faz sentirmo-nos profundamente amados!
A paixão é a consequência coerente de um amor verdadeiro e fiel. Jesus mesmo afirmou que: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13).
A Eucaristia é o sinal da perpetuidade de um amor capaz de fazer-se sacramento-alimento! Através de elementos tão singelos (pão e vinho), Deus escolhe permanecer definitivamente nutrindo a esperança do seu Povo. Cada vez que a partilha acontece entre nós é o seu amor que se multiplica em nós e para os outros! “Fazei isso em memória de mim” (1Cor 11,24)! É o memorial do amor provocando nossa resposta de amor!
A realidade do amor comporta sempre a entrega e doação, até mesmo da própria vida! O sofrimento não detém a última palavra, mas é a demonstração mais plausível de um amor perseverante e leal. É o modo mais garantido de colocar o coração humano no compasso do amor divino, pois nasce das entranhas do ser amante!
Enfim, são esses elementos que compõem o fundamento da espiritualidade cristã e delineiam a própria redenção de toda a humanidade. Pois são situações nas quais transbordam o amor de Deus, em Jesus Cristo, para a salvação de todos! Ademais, ao acolhermos reverencialmente essas manifestações nos sentimos convidados e envolvidos a responder com a mesma medida de amor para que tudo se transforme, segundo a vontade e o projeto de Deus!
A abnegação do Missionário Redentorista
Deve-se entender igualmente a vocação e missão redentorista, isto é, de conceber a vida na ótica da disponibilidade para as “coisas mais difíceis” em favor da realização do Reino de Deus!
Uma nova etapa na Missão Redentorista
Nós, da Província de São Paulo, nos unimos às Unidades do Rio de Janeiro e Bahia. A partir de agora formamos a Província Nossa Senhora Aparecida, que tem como seu campo de missão a extensa e populosa área de todo o Sudeste e o maior estado do Nordeste.
A graça e a vocação de propagar a devoção a Nossa Senhora Aparecida há quase 130 anos
Há quase 130 anos nós, Missionários Redentoristas, temos a graça e o privilégio de experimentar e compartilhar com nossa gente as muitas dádivas que Deus concede a seu povo por meio da Virgem de Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.