Estamos vivendo, como comunidade eclesial, um tempo especial e fecundo de jubileu. Neste ano diversas são as celebrações que nos convidarão a recordar os 2025 anos do nascimento de Jesus. Nele contemplamos a misericórdia do Pai, que vem ao encontro da humanidade, por meio do ventre de Maria. Por isso, é próprio do tempo jubilar o convite à penitência e à oração, que se traduzem num processo de conversão que nos impele a uma vida segundo a vida e espírito de Jesus, nosso Divino Salvador.
Entre os sacramentos que somos convidados a celebrar, na vivência de um ano jubilar, está o da Reconciliação. Esse sacramento nos aponta para a possibilidade de recomeçarmos, diante do reconhecimento e arrependimento das muitas atitudes que nos afastam de Deus, um caminho de encontro com Cristo. Tal encontro é de suma importância para a vida cristã, pois ele nos indica a estrada que devemos percorrer, com o escopo de vivermos uma vida verdadeiramente discipular.
A celebração do sacramento da Reconciliação em um tempo jubilar nos ajuda a sentir e viver a misericórdia de Deus, a fim de nos tornarmos misericordiosos assim como o Pai. Acolher a ação transformadora da misericórdia de Deus em nossas vidas, é compreender o porquê de encontrarmos em Cristo a esperança, que não nos confunde, mas que nos faz caminhar como destemidas testemunhas do Evangelho.
Assim sendo, busquemos durante este Ano Jubilar a celebração do sacramento da Reconciliação, tendo em nossos corações um autêntico desejo por uma vida cristã, comprometida com a edificação de novos tempos. Penitenciar-se neste tempo de jubileu não é apenas reconhecer os pecados pessoais e comunitários, mas é encontrar-se com Deus, por meio de Cristo, no Espírito. Alimentados por um desejo de buscar as coisas do alto, que nos indicam a prática do amor, como o caminho de salvação de toda a humanidade.
A esperança se fez liberdade!
Igreja reafirma missão junto aos presos e conclui Jubileu com celebração especial, fazendo do Ano Jubilar um eco de esperança em um mundo ferido.
Os sinais da esperança na liturgia do Natal
A liturgia do ciclo do natal que compreende o Tempo do Advento e o Tempo do Natal, nos convida a algumas importantes atitudes.
Na tua luz viveremos
Em novembro, a comunidade eclesial é exortada a fazer memória dos seus fiéis defuntos, à luz do mistério da ressurreição de Cristo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.