Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

Pe. Vítor Coelho, comunicador da Boa-Nova

Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R.

A missão do Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida está fortemente relacionada à comunicação. Seu bom êxito como locutor da fé, pelas ondas da Rádio Aparecida, muito se deveu à experiência direta que teve com o povo de Deus quando foi membro da equipe missionária itinerante (1931-1940). Pe. Vítor conheceu de perto a vida de nossa gente e seus clamores por mais conhecimento da fé, por mais consciência sociopolítica, por mais vida e vida em abundância (Jo 10,10).

Por isso, sua mensagem radiofônica chegava com facilidade ao entendimento e ao coração das pessoas. Sua comunicação era afetuosa ao transmitir as riquezas da fé, as complexidades da conjuntura política e econômica de nosso país e do mundo, e o amor a Jesus, a Nossa Senhora e à Igreja. Seus programas, principalmente Consagração a Nossa Senhora Aparecida e Os Ponteiros Apontam para o Infinito, uniam o povo pela oração e pela catequese missionária. A eficácia da sua pregação estava em ligar Fé e Vida, levando saúde e vida para todos, com orientações simples e objetivas, para as pessoas do campo e da cidade.

Mas esse “sucesso” para ele não bastava. O Venerável Pe. Vítor ia ao encontro dos radiouvintes, levando a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, e também os recebia no Santuário durante as romarias.

Um dos frutos importantes desse relacionamento foi a criação do Clube dos Sócios da Rádio Aparecida, cuja motivação era: “Quem ajuda a pregação tem merecimento de pregador”. Com isso, nosso Venerável missionário convocava o povo a se comprometer com o anúncio do Evangelho, e não somente com uma recepção passiva.

Pe. Vítor foi, portanto, um missionário que compreendeu a comunicação para além das técnicas e artifícios midiáticos em busca de audiência. Seu intuito era levar os devotos da Senhora Aparecida a tomarem consciência da missão batismal e se empenharem no anúncio da Boa-Nova libertadora de Jesus Cristo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...