Suas origens remontam ao Novo Testamento. A Igreja recorda o período de 40 dias em que Jesus esteve na solidão do deserto, superando as próprias tentações e preparando-se para assumir sua vida pública. A Quaresma é um tempo favorável de arrependimento, conversão e mudança, na expectativa do Domingo de Páscoa, na Ressurreição do Senhor.
Leia MaisGenerosidade que alimenta, constrói e transforma vidasNão apenas a Quaresma, mas todos os tempos litúrgicos da Igreja dizem respeito ao modo como aceitamos ou não o tempo de Deus em nossa vida.
Conhecer e identificar o tempo justo e certo para cada uma das nossas ações exige atenção, disciplina, proatividade e uma boa dose de paciência!
Saber aceitar o tempo de Deus é uma atitude que exige sabedoria de vida.
O poema sobre o tempo
Tudo tem seu tempo e ocasião. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do sol. Cada tarefa realizada debaixo do céu tem seu tempo certo.
É com essas palavras que o Livro do Eclesiastes, um dos mais poéticos do Antigo Testamento, inicia uma narrativa que ficou conhecida como o “poema sobre o tempo”. Vale a pena conferir o capítulo terceiro do Livro do Eclesiastes. Os estudiosos da Bíblia ensinam que, em toda tradição sapiencial, esse é o livro mais fascinante para nossa geração.
Os tempos modernos, a cultura urbana e o desenvolvimento da linguagem digital, invariavelmente, nos dão a sensação de que estamos atrasados, desatualizados ou sempre correndo atrás de algo que parece ter ficado em algum lugar do passado, muito distante do tempo presente. Ou será que você nunca teve aquela sensação de que o tempo está passando rápido demais?
O mistério de Deus, presente no dia a dia da existência humana
Existem várias hipóteses que procuram explicar porque nos sentimos assim. No poema sobre o tempo encontramos uma resposta interessante: A sucessão ou o contraste das atividades nos ajuda a ressignificar e acolher o ritmo através do qual Deus age em nós.
Cada coisa tem seu tempo. Há um tempo para nascer e um tempo para morrer. Um tempo para plantar e um tempo para arrancar as plantas. Tempo de demolir, tempo de construir. Um tempo para chorar e um tempo para rir. Tempo de fazer luto, tempo de dançar. Um tempo para jogar pedras e um tempo para recolhê-las. Tempo de abraçar, tempo de fugir dos abraços. Um tempo para procurar e um tempo para perder. Tempo de guardar, tempo de jogar fora. Um tempo para se calar e um tempo para falar. Tempo de guerra, tempo de paz (Ecl 3,1-8).
O poema sobre o tempo nos faz pensar, entre outras coisas, que o acaso não tem o poder de determinar tudo o que acontece. Ensina que sempre é tempo de Deus em nossa vida! O poema lembra que Deus, e só Ele, é o Último Definitivo das nossas vidas.
Quaresma é tempo de partilhar!
A graça divina enriquece e acompanha a Família dos Devotos. Com a bênção de Deus somos capazes de mudar para melhor o ritmo de nossas ações. A ternura de Deus nos faz mudar o mundo! Somos responsáveis pelas escolhas que fazemos. Nosso empenho e disciplina oferecem oportunidades, realizações e as necessárias mudanças de rumo que precisamos assumir.
A Quaresma, com suas práticas de caridade e de socorro aos pobres, nos ensina que a partilha nos faz viver melhor e mais intensamente o tempo de Deus. Muito obrigado por sua generosidade e por sua doação mensal.
Quando aprendemos a aceitar o tempo de Deus, também conseguimos olhar para nós mesmos e reconhecer que agora é tempo de esperança, de partilha e de solidariedade! Muito obrigado a você, querido Devoto, por colaborar com nossas obras de educação e de assistência social!
remove_red_eye Se você faz parte da Família dos Devotos, nesta página você pode acessar a Revista de Aparecida de forma digital. E se você se interessa em ser este protagonista em divulgar a devoção à Mãe Aparecida e a manter as obras de construção, acolhimento, sociais e evangelização do Santuário Nacional, acesse o site oficial da Família dos Devotos e faça seu cadastro.
Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança!
No último dia da Novena, a súplica que dirigimos à Mãe Aparecida toca diretamente nosso coração de filhas e filhos queridos. O tema que escolhemos para o nono dia da Novena diz assim: Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança!
Te coroamos, ó Mãe: nossa Rainha!
Celebramos 120 anos da coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. No dia 8 de setembro de 1904, a Virgem de Aparecida recebe a Coroa de Mãe e Rainha do Brasil.
A Família dos Devotos está no coração da Família Redentorista
Na companhia da Família dos Devotos e guiados pela devoção a Nossa Senhora, aceitamos com entusiasmo o desafio de “gastar os dias pela copiosa redenção”. Queremos celebrar os 130 anos de presença no Brasil renovando a certeza de que a Família dos Devotos está no coração da Família Redentorista!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.