A Família dos Devotos testemunha que SABER AMAR é também uma experiência, cujo aprendizado inclui disciplina, determinação e, sobretudo, a indispensável gratuidade de sair de si mesmo, sempre na direção do outro. Só quem é capaz de ultrapassar as rígidas fronteiras do amor próprio vai, de fato, SABER AMAR, sem esperar por retribuição, sem precisar de algo em troca.
Nosso querido Dom Orlando Brandes lembra que “quem ama não se acomoda, quem ama tem pressa, quem ama se antecipa”. As palavras do Arcebispo de Aparecida nos fazem pensar que, entre outras coisas, SABER AMAR significa ser espontâneo e proativo. Saber amar é saber construir laços de amizade e de ternura. Afinal, o verdadeiro amor supõe tomada de posição, gestos concretos e iniciativas pessoais, sempre em defesa da vida.
Na variedade das formas, facilmente podemos enumerar algumas, das muitas maneiras de amar: Identificamos, por exemplo, o amor materno, o amor filial, o amor de amizade, de solidariedade, o amor conjugal, o amor de irmãos, o amor de quem ama Nossa Senhora e assume sua vocação de servir...
Lições da Bíblia sobre o verdadeiro amor
A beleza e a ternura de quem sabe amar são temas sempre muito presentes na Sagrada Escritura. Não sem razão, o evangelista São João ensina que “Deus é Amor” (cf. 1Jo 4,16-21). Diversos textos bíblicos insistem no amor a Deus e no amor ao próximo. No mundo da Bíblia, SABER AMAR significa olhar o mundo com os olhos de Deus.
No Antigo Testamento, o Livro Cântico dos Cânticos ensina que: “O amor é forte como a morte (...). Águas torrenciais não podem extinguir o amor, nem rios poderão afogá-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, com total desprezo o tratariam” (Ct 8,6-7).
O amor é invencível porque vem de Deus e seu poder é insuperável
A fé cristã ensina que Deus está na origem de todas as formas de amar! Nas mãos de Deus, o amor deixa de ser um sentimento qualquer para tornar-se um projeto existencial, um itinerário em busca da perfeição e da plenitude de vida. Outros textos bíblicos reforçam, com a mesma intensidade, que o amor é uma virtude irrenunciável. Na Primeira Carta aos Coríntios, o Apóstolo Paulo enumera, com riqueza de detalhes, as principais características do verdadeiro amor. Nessa passagem bíblica, que ficou conhecida como Hino ao Amor, São Paulo lembra que, virtudes importantes são necessárias e úteis para a vida cristã, mas nenhuma delas é suficiente quando não sabemos amar.
“O amor é paciente; o amor presta serviço; não é invejoso, não é vaidoso, não se incha de orgulho; não faz nada de inconveniente, não é interesseiro, não se irrita, não guarda rancor; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade.” Paulo conclui destacando que “O amor suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. O amor não acabará nunca” (1Cor 13,4-8a).
Acolher Jesus, o Deus da vida!
Venha celebrar o Natal no Santuário e aproveite os últimos dias do Ano Santo e faça sua peregrinação em busca da indulgência plenária.
Venha receber a indulgência jubilar na Casa da Mãe
Com o Ano Santo próximo de seu fim, Padre Eduardo faz um convite a todos os peregrinos para virem até o Santuário Nacional receber a indulgência plenária jubilar.
Sob a vossa proteção recorremos
A tradição de fé da Igreja conservou uma antiquíssima prece mariana chamada Sub tuum praesidium. Trata-se de uma oração dirigida à Virgem Maria que a reconhece como legítima Mãe de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.