Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Revista de Aparecida

Sal da Terra e Luz do Mundo, Sublime Missão

Escrito por Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R.

30 JAN 2026 - 07H00

Thiago Leon

Sal e Luz são grandes símbolos da Humanidade. O sal foi uma boa descoberta que veio temperar os alimentos. Em dosagem adequada serve para temperar e conservar os alimentos, preservando da deterioração. Do sal vem a palavra “sabor”, e ao distinguir os sabores surge o termo “saber” que significa distinguir as realidades. Vem também a sabedoria que é distinguir e escolher. E, além disso, o sal ainda gera a palavra ‘salário’ destinado a significar o gosto e o sustento da vida. São ligações curiosas!

A Luz, por sua vez, é um fenômeno que condiciona a nossa forma humana de ser, de ver e interpretar os seres, e nos comunicar. O escuro é bom para o descanso na dinâmica da vida, mas imaginem se tudo fosse um escuro permanente, nossa própria pele teria outras características e nosso modo de existir deveria ser outro. Por isso mesmo, a Luz é um símbolo universal da vida e da verdade. E também da transcendência, que nos faz capazes de ir além de nós e sentir melhor quem somos diante de outros seres. O escuro representa uma área boa para quem quer se esconder das verdades.

Fica mais fácil entender agora o que diz Jesus: “vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13-14). Essa afirmação usa a força simbólica do sal e da luz para dizer que nossa condição humana é profundamente relacional. De fato, a vida circula de modo contínuo através de nós com nossa participação. Desde os primeiros aprendizados até os grandes avanços científicos, tudo vem por meio de esforços relacionais. Queiramos ou não, somos sempre mais ou menos influenciados e influenciadores nos relacionamentos. Assim, a figura do sal lembra que a qualidade moral do nosso viver passa por nós e por nós se constroem os caminhos de preservação ou de corrupção moral da vida social, o “mundo”. Então, ser sal da terra e luz do mundo se tornam uma nobre missão.

 A prática dessa missão tem um lado pessoal que requer muita coerência em buscar os valores que geram o bem comum. Sem isso, o “sal perde a sua força”. Requer também decisão pelo lado do que é verdadeiro, isto é, verdades que ajudam a construir o bem das pessoas e do “mundo”. Buscar o que é verdadeiro é não ficar resignado com a “verdade dos fatos”, mas procurar com lealdade as causas do mal e agir para o bem de todos. Esse lado social está muito claro por trás da palavra “mundo”. E, inclui também nossas práticas de cada dia, levando sabor e alegria nas atividades e relacionamentos. Luz e sal não existem para si. Ganham sentido quando se comunicam. Ser sal e ser luz é missão sublime!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Querido(a) devoto(a),

Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.

Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.

Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:

local_phone  0300 2 10 12 10

phone_android  WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.

arrow_forward Clique Aqui


Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida

Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.