Revista de Aparecida

Santo Afonso, cantador das glórias de Maria

Escrito por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R.

28 JUL 2025 - 07H00

Luiz Olivera

O mês de agosto, para nós Missionários Redentoristas, é carregado de significado porque o iniciamos com a celebração da festa de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. A sua morte representa o seu nascimento definitivo para Deus e é a coroação de uma vida dedicada a Deus e à evangelização dos pobres mais abandonados! Ademais, é um marco de uma existência humana que muito contribuiu para a realidade e dinâmica da vida cristã e eclesial durante o seu tempo e que faz eco até os nossos dias! Sem dúvida alguma Santo Afonso é um patrimônio e tesouro valioso de toda a humanidade! Somos orgulhosos de sua singularidade e riqueza humana e religiosa-missionária!

Entre os muitos atributos e reconhecimentos que se pode fazer sobre Santo Afonso e de seu legado pastoral-teológico e espiritual, podemos destacar seu amor e devoção para com a Santíssima Virgem Maria. Não sem razão, costumamos afirmar que Santo Afonso foi o grande cantador das glórias de Maria. De fato, em seus escritos, orações, pregações e instruções, Maria jamais deixou de ocupar um lugar de destaque e relevância. Obviamente que, sempre esteve fora do horizonte de Santo Afonso qualquer tentativa de enaltecer ou envaidecer o “ego” de Maria, mas considerando-a parte constitutiva da História da Salvação. Afinal, Ela sempre se colocou como a humilde serva do Senhor. E por isso, deve ser considerada como um protótipo de toda pessoa humana que pode ser redimida pela graça do Salvador da Humanidade. Além de ser um sinal do que ocorrerá para toda a Igreja e que nela encontra um grande exemplo de conformação à vontade de Deus para toda pessoa humana.

Portanto, com Santo Afonso podemos e queremos crescer sempre mais no amor a Maria, deixando-nos inspirar pelo seu jeito obediente, disponível e amável à vontade de Deus. Pois, somente dessa forma é que o Reino de Deus se realizará em nosso meio. E até mesmo as dificuldades e desafios no meio do caminho se tornam oportunidades para reconhecer a força e o amparo de Deus que nos acompanha e sustenta em todos os momentos da vida! Se Afonso tornou-se o cantador das glórias de Maria é porque ele se deixou encantar por sua maneira de ser e viver unida a Deus e ao seu projeto! De modo que, estar em sua companhia sempre nos garantirá uma sintonia muito grande e afinada com seu filho Jesus Cristo. Toda a sua vida nos fala de Jesus e do seu desejo de “fazer tudo o que Ele nos disser”! Que Maria continue sendo um sinal forte e eloquente da nossa esperança, pois, é Mãe e nos quer juntos de seu Filho Jesus!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...