Uma convicção fundamental da vida cristã é de que Deus é amor (1Jo 4,8). E somente à medida que vivermos a experiência do amor é que poderemos pertencer a Ele e sermos discípulos de seu filho Jesus Cristo, que resumiu todos os mandamentos neste princípio essencial: amar a Deus e ao próximo. Portanto, sem manifestar amor/caridade é impossível conhecer a Deus nem entrar na sua dinâmica de vida!
Santo Afonso tinha gravado no seu coração e na sua alma esse propósito basilar. Tanto pela formação religiosa-cristã que havia recebido no seio de sua família, especialmente por meio de sua mãe, mas também pela escolha de vida que faz posteriormente. Seu amor ao povo, mormente aos pobres abandonados, o fez iniciar um novo grupo missionário na Igreja. A vontade que o impeliu a dar esse passo importante e de tantas implicâncias foi o que denominamos de “caridade pastoral”. Ora, não havia outra razão senão a de expressar seu profundo amor a Deus e aos prediletos de Deus – os pobres, para provocar esse marcante êxodo existencial em sua trajetória. Ademais, era seu desejo que seus companheiros de missão igualmente descobrissem que a caridade deve ser o distintivo de todo missionário! Aliás, quando existe a vivência dessa virtude já entre os próprios membros de um grupo evangelizador, a ação evangelizadora acontece por conta desse testemunho de vida e de caridade!
Ao considerarmos que a medida da caridade cristã é ser um amor sem medida, descortina-se uma infinidade de expressões e formas que podem existir para se afirmar o essencial, ou seja, uma multiplicidade de maneiras humanas capazes de superar o egoísmo e a autorreferencialidade que asfixiam a vitalidade da caridade. Obviamente que, a luz da fé cristã nos faz enxergar todas elas sendo transformadas pela origem fontal da caridade que é o próprio Deus! De modo que o amor agápico (altruísta) está na base e é a fonte inspiradora para toda a assistência social que os Missionários Redentoristas realizam. Porque promover a dignidade e a cidadania dos nossos semelhantes é um meio de manifestarmos nosso amor a Deus e uma expressão real de caridade cristã. Afinal, quem ama de verdade sempre encontra meios para continuar amando, e a caridade genuína nos impele para a criatividade sem limites!
Portanto, motivados pelo exemplo de Santo Afonso, trilhemos o caminho virtuoso da caridade que nos aproxima de Deus e dos nossos irmãos e irmãs! Ele é uma forma segura e certa de realização humana para todos nós, pois fomos criados para amar e servir!
Ação do Espírito Santo na missão dos redentoristas
Nós costumamos dizer, e com razão, que o Espírito Santo é a alma da Igreja, isto é, a fonte de todo o seu dinamismo e protagonismo missionário. É Ele quem sustenta, anima, chacoalha e impulsiona a Igreja dentro da História.
Ressurreição, fonte de alegria e esperança
Estamos vivendo com toda a Igreja este Ano Santo e Jubilar, que nos torna peregrinos da Esperança.
Os ensinamentos de Santo Afonso sobre a reconciliação
Para compreendermos bem a respeito da relação entre os Missionários Redentoristas e a Reconciliação é preciso considerar o que encontramos nas Constituições Redentoristas, ou seja, na nossa norma de vida, na qual consta a finalidade da Congregação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.